segunda-feira, 31 de maio de 2010

Maio 2010 bate recorde


Aí está, meus amigos: o mês de Maio de 2010 foi o melhor de sempre aqui no Bairro do Orente em termos de visitas. Pela primeira vez passámos a barreira das 12 mil visitas (12223), esta semana foram 3355 visitas (outro recorde), e ontem o melhor dia de sempre (811 visitas). A todos os que gostam e aos que não gostam mas vêm aqui na mesma, um grande obrigado. E continuem a preferir o Bairro do Oriente, o VOSSO blogue de Macau, e para Macau.

Um olhar sobre a Av. Horta e Costa


Hoje o Bairro do Oriente leva os seus fiéis e estimados leitores à Av. Horta e Costa, baptizada com o nome do governador da província de Macau José Maria de Sousa Horta e Costa, que serviu no território entre 1894 e 1897, e depois novamente entre 1900 e 1902.


O maior ex-libris da Av. Horta e Costa é sem dúvida o Mercado Municipal Almirante Lacerda, conhecido simplesmente por Mercado Vermelho (紅街市), construído em 1936, com tijolos vermelhos.


Floristas junto do Mercado Vermelho.


Também perto do Mercado Vermelho, encontrei esta companhia "Door to door" indonésia, onde os imigrantes indonésios residentes no território mandam dinheiro e encomendas para o seu país.


Ainda no Mercado Vermelho, um vendedor ambulante de ngao chap tong, literalmente "vísceras de vaca". Pulmões, pâncreas, intestinos e outras partes de bovino cozidos horas a fio, servidos numa caixa de esferovite e comidos com um palito comprido. Delicioso, dizem.


Já na Av. Horta e Costa propriamente dita, encontramos esta pitoresca loja de chá tradicional. Alguns destes chás, além de serem bastante saudáveis, são também deliciosos. Recomendo o ng fa cha, ou o "chá das cinco flores", uma bebida doce. Custa mais ou menos 10 patacas, dependendo da quantidade.


Enfiado na Rua do Rebanho, uma das transversais da Av. Horta e Costa, podemos encontrar um pequeno mercado onde se vendem frutas e vegetais. Muito giro.


Uma vendedora de kau si, uma espécie de bolinhos de massa fritos com carne de porco e vegetais. Custam aproximadamente uma pataca e meia cada. É praticamente dado.


O que mais parece um casarão assombrado é na realidade um consultório médico. O Dr. C.K. Chan é especializado em medicina ocidental. Podem lá ir sem medos, portanto.


A padaria Aji Ono, que "roubou" o simpático Snoopy para seu logotipo. Muito convidativo.


Não resisti em fotografar este pão em forma de porquinho, da janela da Padaria da Guia. Dá pena comer...



Esta é a sun tou tong, uma igreja protestante bastante conhecida. Reparem no detalhe dos crucifixos nas varandas.


Este é o Centro Comercial Chi Fu, onde se pode encontrar de tudo, desde brinquedos a prendas, passando por papel de embrulho e artigos de escritório. O Chi Fu era um dos maiores departamentos comerciais no território, uma espécie de armazéns do Grandela, e chegou a ter sucursais na Rua do Campo e na Rua Pedro Nolasco da Silva. Hoje está limitado a esta única loja na Av. Horta e Costa.



Este é o Café de Coral, onde cheguei a ser feliz. Quando vim viver para Macau, vivia algures na Av. Almirante Lacerda, e como não conhecia muitos restaurantes, jantava muitas vezes aqui, sozinho. A comida não é má, para os paladares menos exigentes, e fica bem em conta. É self-service.


O McDonald's na Av. Horta e Costa, o segundo em Macau, depois do da Rua do Campo. Um edifício muito interessante do ponto de vista arquitectónico, situado na esquina da rua Pedro Coutinho.


Esta é a Vila Costa, onde também fui feliz. Uma pensão baratucha, onde se pode alugar um quarto por qualquer coisa como 60 patacas por um tirinho. O local ideal para se levar uma conquista. E fica apenas a 10 minutos a pé da tal discoteca na Av. Sidónio Pais, se percebem onde quero chegar...


A escola Pui Cheng, enorme, e recentemente renovada.


E agora uma vista do viaduto que nos leva ao Túnel da Guia, com o verde como pano de fundo. Espero que esta visita pela Av. Horta e Costa tenho sido educativa, e divertida.

Que mamocas tão feias



Quem pensava que o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles (LAPD, na sua sigla inglesa), já tinha visto de tudo, engana-se. Eduardo Ibarra Perez, um suspeito de homicídio que fazia parte da lista dos mais capturados, foi capturado e fotografado...sem camisola. Os seios de Perez eram tão obscenos, que o LAPD resolveu censurá-los com uma tarjeta castanha. Porque não o fotografaram com uma camisola, é um mistério, mas um porta-voz da polícia remeteu explicações para mais tarde. Perez era procurado por homicídio, e da sua ficha consta que não tem quaisquer tatuagens ou marcas particulares, e que nasceu em 1965, tendo agora 29 anos. Estes americanos ofendem-se com as maminhas de um gajo e depois não sabem fazer contas...

Sexo e livros


Uma vida sexual activa e muita leitura são os segredos para uma vida mais saudável. Quem o diz é Alias Ismail, professor universitário e vencedor do prestigiado prémio Terengganu's Tokoh Nilam, na Malásia. Ismail (à direita na foto), de 41 anos, diz que "fazer relações sexuais regularmente e ler muito mantêm-nos saudáveis e inteligentes". Pai de quatro filhos, o professor garante que tem relações com a sua mulher todos os dias, e que isso o faz sentir-se mais ágil e activo, e concentrar-se melhor no seu trabalho. "Uma boa e legítima vida sexual é uma fonte de energia para mim e para a minha mulher, reforça os nossos laços de casamento, e faz com que os nossos corpos e cérebro funcionem perfeitamente", disse Ismail. Antes do ritual do sexo, Ismail "lê algumas páginas de um bom livro", e mantém "uma conversa inteligente com a esposa", e só depois "passa à acção entre os lençois". Ismail e a mulher são casados há 25 anos, e têm uma colecção de mais de 1000 livros. Ismail diz que "não tem preconceito" em partilhar o seu segredo, e que só acredita no sexo halal, ou seja, legítimo. Nada de adultério. O professor afirma já ter passado o "segredo do seu sucesso" ao seu filho mais velho, de 23 anos: "Disse ao meu filho para aderir sempre aos valores morais e religiosos, e para manter o seu casamento sempre cheio de 'sexo e livros'". Ismail Alias já recebeu dúzias de prémios e menções de excelência na Malásia, contribui com artigos de opinião para vários jornais e revistas, e afirma ter lido cerca de 2100 livros na sua vida. Há quem tenha tempo para tudo, aparentemente.

Deu baixa no malandro


O nosso primeiro-ministro é bom rapaz, e tem bom gosto, também. Uma vez no Rio de Janeiro, apeteceu-lhe ir visitar o Chico Buarque, um artista que o nosso Zé Socrates conhecia. Que diabo, se calhar o nosso PM queria um autógrafo "para os filhos" - os tais que já lhe tinham pedido que "se portasse bem" nos Gato Fedorento. Acontece que os "cavalos" de Socrates são uns bajuladores, e "inventaram" que foi o cantor quem quis conhecer o PM de Portugal. Chico Buarque, como não é do PS, não foi nessas cantigas, e afirmou que não senhor, que foi o sr. José Socrates quem o quis conhecer, e se calhar ainda foi à internet saber quem era tal personagem, antes de o deixar entrar na sua luxuosa casa de Ipanema. É caso para dizer que o Chico "deu uma baixa no português", como cantou na sua Ópera do Malandro...

Burro em pé


Não, não vou falar outra vez do meu pau. Achei graça a este vídeo sobre um burro sobre-carregado, na India, e resolvi partilhar. Porque é engraçado. Ah, ah, ah.

"Timão" vence "peixe"


Jogo grande este fim-de-semana na 5ª jornada do campeonato brasileiro, com o primeiro, o Corinthians, a receber o segundo, o Santos, no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, em S. Paulo. O "timão" venceu por quatro bolas a duas, e cimentou a liderança. Os golos foram apontados por Jorge Henrique, Bruno César, Ralf e Paulinho para os da casa, enquanto André e Marcel facturaram para o "peixe". Quem aproveitou a derrota dos santistas para se isolar no segundo lugar foi o sensacional Ceará, recém-promovido, que venceu em casa o Cruzeiro, por uma bola a zero. O campeão Flamengo continua bastante desinspirado, e não foi além de um empate em casa a um golo frente ao Grêmio PA. Os "urubus" ocupam um modesto 12º lugar, já a sete pontos do líder. Melhor está o Fluminense, que foi a minas vencer o At. Mineiro por três bolas a uma, e isolou-se no terceiro lugar. No derby Goianense, o At. Goianense perdeu para o Goiás por três bolas a uma, caíndo para o último lugar com apenas um ponto. Noutro derby, desta feita carioca, Botafogo e Vasco empataram a uma bola no Estádio Olímpico João Havelange, enquanto no encontro mais desequilibrado, o Inter de Porto Alegre goleou o At. Parananense por 4-1. Várias partidas terminaram sem golos nesta quinta ronda: o Palmeiras não foi além de um empate em casa frente ao Grêmio Prudente, o Avaí empatou com o Vitória da Bahia em Florianópolis, e no Estádio Brinco de Ouro da Princesa (lol), em Campinas, Guarani e S. Paulo ficaram também em branco. O Corinthians lidera com 13 pontos, seguido de Ceará com 11, Fluminense com 9, Avaí, Botafogo, Palmeiras, S. Paulo, Santos e Cruzeiro, todos com 8 pontos.

domingo, 30 de maio de 2010

Quem vai ganhar o mundial da África do Sul?


Faltam menos de duas semanas para o início do Campeonato do Mundo de futebol, que se realiza este ano pela primeira vez na África, mais exactamente na África do Sul. Confesso que é difícil para mim apontar um favorito, uma vez que nenhuma das selecções está com a "cabeça e os ombros" acima das outras. Pensei inicialmente no Brasil, mas os convocados de Dunga não me parecem ter estofo para levar a taça. Depois a Alemanha, mas a lesão de Ballack e o facto de todos os jogadores disputarem a Bundesliga leva-me a pensar que lhes falta alguma experiência internacional, de outros campeonatos. Finalmente inclinei-me para a Argentina, que conta com o talento de Messi, Di María, Diego Milito e companhia, mas peca por não ter uma defesa muito sólida, e ainda pelo facto do treinador ser o irreverente Maradona, que a qualquer altura pode tomar uma decisão menos feliz. O que proponho aos leitores é uma sondagem intitulada: "Quem vai ganhar o mundial da África do Sul?". Além dos "suspeitos do costume" - Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra e França - juntei outras três selecções que recebem opiniões favoráveis da da crítica: Espanha, Holanda, e claro, Portugal, para quem tem mesmo fé nos comandados de Carlos Queirós. Caso o leitor ache que o Uruguai vai voltar aos tempos gloriosos da primeira metade do século passado, ou prefira o Gana, a Eslováquia, a Argélia, a Coreia do Norte ou a Nova Zelândia, pode votar na opção "Outros". A votação realiza-se até ao próximo dia 11, dia da cerimónia de abertura do mundial. Obrigado e divirtam-se!

Provedor do leitor


Como seria de esperar, o posto "Prøverbial avestruz", da última sexta-feira, teve uma catrefada de comentários. O tema era sensível, pois então, e fiquei bastante satisfeito com a participação dos leitores. António Falcão, visado na segunda parte do post, respondeu assim:

O Leöcardo não passa de uma personagem. Um nome. Pode dizer, pode fazer, pode insultar, mas é apenas uma folha de um conto da carochinha. Não é uma questão de escrever de cara tapada. Parece-me que não vivemos num país fundamentalista. Apesar de nem se saber se o Leocardo é homem ou mulher. Até se podia chamar Dinis Pinto Morais, não tenho a certeza se iria alterar alguma coisa, mas o certo é que assim ninguém vai levar nada sério e o pessoal vem cá à taberna só para beber umas minis.

Quatro anos de anonimato, Leoca®do, isso é obra. Já merecíamos um upgrade para executiva. De vez em quando uma mudança de sotaque sempre dava para umas caipirinhas. Fica a sugestão.

Já agora pode ser no bar da esquina. Ou aguardamos até ao quinto aniversário? Dava uma festa de arromba!


Já esperava uma resposta do António, que é uma pessoa simples e frontal, e desde já agradeço o incómodo. Só gostava de saber: Quem é que eu "insultei"? E ainda não me respondeu: O que tem o meu anonimato a ver com o caso do Luís Amorim? Garanto-lhe que se a minha identificação contribuisse de alguma forma para a descoberta da verdade, dava esse passo já amanhã. Como não tem, pergunto eu: esquê?!

Quanto ao facto de "ninguém levar o blogue a sério", isso depende do ponto de vista. Nunca pedi a ninguém que me levasse a sério, nunca exigi ser tido e achado sobre nenhum assunto, que para isso já temos muitas cabecinhas pensadoras, algumas delas que estão prestes a comemorar a milésima entrevista na televisão, jornais ou rádio. Sempre os mesmos, pois é, mas é como o António diz: muitas cabeças estão enfiadas na areia. Outras andam enfeitadas com plumas.

Agradeço a sua sugestão para uma festa de arromba na altura do quinto aniversário do anonimato - tem razão, é obra. Prefiro guardar os foguetes para o vigésimo, ou quiçá para o trigésimo aniversário do anonimato, se chegar lá. Isto é como quem diz, "estou bem assim, obrigado".

Em relação ao post da última quarta-feira, "Absolvido, pelo menos...", um leitor deixou o seguinte comentário:

Esta posta de pescada do leocardo dá-me nojo. Até parece que o leocardo nunca "mijou fora do penico" e fodeu umas gajas fora do matrimónio! Debalde! Quanto ao Samiro, faz o que muitos jovens (gajos e algumas gajas bem ensinadas) gostam de fazer na sua idade: aventura e excitação!

Muito bem. Em primeiro lugar gostava de recordar que o Samiro foi absolvido por falta de provas, o que tecnicamente significa que está inocente, pois não se conseguiu provar a sua culpa. Eu não tenho nada a ver com os desvarios ou as aventuras sexuais do Samiro ou de outra pessoa qualquer, mas se este jovem se tivesse comportado como um atleta - e já não digo "profissional", que não o era na acepção do termo - não se via envolvido nesta salganhada que foi um embaraço para todas as partes envolvidas. Tivesse o rapaz "mijado fora do penico", como diz o leitor, mas pelo menos tivesse a intenção de acertar no penico, a história era outra.

No programa "Contraponto" da última sexta-feira, Carlos Morais José fala de como o jovem tinha apenas 20 anos quando se deram os factos, e agora subitamente apanha-se com 24, como se não fosse nada, etc. Penso que o CMJ remete esta responsabilidade para a morosidade da justiça, mas isso é outra conversa. O Samiro não foi nenhuma vítima das circunstâncias, nenhum bode expiatório, nenhum "Birmingham Six", nenhum mártir. Tivesse ficado no hotel sossegadinho a fazer as malas e se calhar hoje jogava no Roda, ou no Ajax, ou no Benfica, ou no Real Madrid. Nunca se sabe. Agora, chapéu.



Obrigado pela atenção dispensada.

Hamilton vence na Turquia


Dobradinha para a McLaren no GP da Turquia, disputado hoje no circuito de Istanbul Park. Lewis Hamilton foi primeiro, enquanto o campeão do mundo Jenson Button terminou na segunda posição. Os Red Bull voltaram a dominar os treinos e grande parte da corrida, mas a 40ª volta revelou-se fatídica para a marca britânica. Vettel tenta passar Webber, os dois pilotos tocam-se, o primeiro abandona e o segundo precisa de parar nas boxes para trocar o nariz do carro, e termina no 3º lugar. Michael Schumacher voltou a falhar o pódio, terminando em quarto lugar, à frente de Rosberg, Kubica, Massa, Alonso, Sutil e Kobayashi, que terminaram todos nos pontos. O mundial de pilotos é agora liderado por Mark Webber com 93 pontos, seguido de Jenson Button com 88, Lewis Hamilton com 84, Fernando Alonso com 79, Sebastian Vettel com 78, Filipe Massa e Robert Kubica com 67. Nos construtores a McLaren lidera agora com 172 pontos, seguida da Red Bull com 171, Ferrari com 146, Mercedes com 100 e Renault com 73. A próxima prova do mundial de F1 realiza-se no próximo dia 13 de Junho no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, Canadá.

Quim Barreiros chateia os gays


Quim Barreiros tem um disco novo, intitulado "Deixai-me Chutar". Do álbum fazem parte temas como "O meu martelo", "Eu perdi os três" ou "Vou comer c'os velhos" (hilariante, deveras...), mas o tema que está a causar mais polémica é "Casamento gay", que fala da recente aprovação na AR do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A canção fala do casamento entre um tal "Zezinho Paneleiro" e um "Manel das Tricas", para o qual foi convidado "a família, os amigos e os maricas". Segundo Quim Barreiros, "um casamento panasca com muita animação", onde "os larilas beijavam-se numa grande confusão" (confusão porquê?). A certa altura o cozinheiro apresenta, "com gestos de bichona", o menu: "Vaca galo" (o quê?), "Assado de perú", e para sobremesa, "banana pessegú" (sic). Segundo António Serzedelo, presidente da Opus Gay, a canção é homofóbica e ofensiva, e salienta que a aprovação do casamento gay "foi apenas o primeiro passo", e que ainda há muito que fazer no sentido de educar a população, etc, etc. Tem razão, o panilas.

Quit Facebook Day


É amanhã o "Quit Facebook Day", que é como diz, "Dia de desistir do Facebook". Os organizadores desta iniciativa estão preocupados com a forma como o Facebook lida com a informação pessoal dos seus utilizadores (?), especialmente com a forma como essa informação pode ser utilizada no futuro. Segundo os organizadores, "não é fácil desistir do Facebook", e é "como deixar de fumar". O website apresenta ainda alternativas ao Facebook, como o Ning Group, o Akoha (já ouviram falar disto?) ou do Orkut, bastante popular no Brasil. Ironicamente, a iniciativa tem mais de 5 mil seguidores...no Facebook.

Vai-te curar, Ardi!


O pequeno Ardi Rizal, de apenas dois anos de idade, fumava 40 cigarros por dia. O bebé indonésio começou a fumar aos 18 meses, e mostrava-se irritado e agressivo quando lhe tiravam os cigarros. Agora, e depois da exposição mundial do caso, as autoridades indonsias internaram-no num programa de reabilitação durante 4 meses, e a bem ou a mal, vai deixar de fumar. Estas imagens que correram mundo, um misto de cómico e trágico, fazem parte do passado. Mas uma coisa temos que admitir: o raio do puto tem mesmo estilo!

Deixa-me cortar só um bocadinho


Pediatras norte-americanos ofereceram-se para "mutilar" crianças originárias de países do terceiro mundo, com a condição dos seus pais "não as mutilarem mais". Isto porque algumas famílias norte-americanas originárias de países de África e da Ásia continuam a praticar o ritual da excisão, uma espécie de circuncisão feminina, que é considerada no Ocidente uma forma de mutilação gential. A prática é ilegal nos Estados Unidos, mas é hábito os pais mandarem as jovens para os seus países de origem onde lhes é feita a excisão. Uma comissão de bioética da Associação Americana de Pediatras apresenta agora uma sugestão: em vez de perseguir e banir a prática, oferecem-se a executar uma pequena cirurgia, semelhante a um "piercing", com a esperança que os pais fiquem satisfeitos e não sujeitem as jovens a uma mutilação completa. Os grupos que se opõem a esta prática estão chocados com a proposta. Uma porta-voz afirmou que "não deixamos os maridos bater nas mulheres 'só um bocadinho' apenas porque nos seus países isso é permitido". Um problema difícil de resolver portanto.

Um génio incompreendido...


O realizador Oliver Stone afirmou na sexta-feira que o déspota venezuelano Hugo Chávez "é incompreendido pela América". Stone, que está em Caracas a filmar o documentário "South of the Border", que fala dos líderes de esquerda da América Latina, diz que o único defeito de Chávez é a demasiada exposição mediática. O realizador de "Platoon" e "Wall Street" considera que el presidente devia cortar no excesso de aparições televisivas e nos longos discuross, defeito que herdou do seu herói, Fidel Castro. "Ele comportou-se muito bem, e está a compensar os negócios que nacionalizou. A vida das pessoas na Venezuela melhorou desde que Chávez chegou à presidência", disse Stone, acrescentando que "a imprensa norte-americana em particular e a anglo-saxónica em geral não compreende Chávez, e que não percebe a sua mensagem". Stone diz que "gosta muito de Chávez, que é muito boa pessoa". Chávez afirmou na quarta-feira que a recessão mundial marcou "a morte do capitalismo", e que o facto da Venezuela ter sido também atingida "não tem nada a ver com a revolução socialista". Deixa as drogas, Oliver Stone...

O anjinho da United Airlines


Uma mulher que se deixou dormir durante uma viagem de avião está a processar a United Airlines. Ginger McGuire, de 36 anos, deixou-se adormecer durante um vôo de Washington para Filadélfia, e permaneceu a dormir no avião quatro horas depois da chegada, e dos restantes passageiros terem saído. As empregadas de limpeza notaram a mulher a dormir no assento, e chamaram as autoridades, que a interrogaram por suspeita de terrorismo (!). A mulher processou a companhia por danos emocionais e negligência. Faz-me lembrar a história de um amigo meu que adormeceu no barco do Barreiro para Lisboa, e fez a viagem de ida e volta três vezes sem que ninguém o acordasse.

Não batam mais na velhinha


Uma idosa de 65 anos de Anderson, Indianapolis, foi trancada num pequeno quarto durante meses, e foi agora encontrada a viver em condições desumanas, com o colchão encharcado de urina e uma malga de cão onde bebia água. A mulher, que sofre de demência, foi mantida neste estado por três indivíduos que recebiam o seu cheque da pensão de sobrevivência. A polícia encontrou Anna Turner a viver num cubículo com 5 m2, depois de uma denúncia de um dos vizinhos. Um dos suspeitos, Luigi Amalfitano, disse às autoridades que "não conhecia a idosa", e que ela não vivia naquela casa. A polícia conduziu uma busca, e diz ter encontrado Turner num quarto que "mal servia para um animal, quanto mais para um ser humano". Amalfitano, o seu filho Louis de 20 anos e a namorada deste, Lynette Cole, de 21, foram detidos sob a acusação de rapto e exploração. O detective da polícia de Anderson, Mitch Carrol, disse que a idosa foi sujeita a abusos frequentes, estava desidratada e desnutrida, e tinha um olho negro quando foi resgatada.

Macaco de imitação


Um jovem de 14 anos de Singapura, aparentemente muito influenciável, foi detido em Outubro de 2008 depois de ter passado à prática actos que viu num website de pornografia homossexual na internet. O jovem, que tem agora 16 anos, foi julgado pela prática de sodomia em dois outros adolescentes - um deles retardado mental, com um QI de apenas 84. O jovem declarou-se culpado das acusações de ter mantido sexo anal com dois colegas, um de 15 e outro de 14 anos, num parque de estacionamento em Bukit Panjang, em Março e Outubro de 2008, respectivamente. O jovem diz ter começado a sentir vontade de ter contactos íntimos com outros rapazes por volta de 2007, por influência da internet. Uma das vítimas recusou-se a ter relações com ele, mas cedeu alguns meses depois, quando o arguido ameaçou terminar a relação de amizade.

Morreu Dennis Hopper


Morreu ontem aos 74 anos o actor Dennis Hopper, que se celebrizou como actor/realizador do filme "Easy Rider", um "monumento" aos anos 60. Dessa época Hopper terá dito uma vez que "quem se lembra dos anos 60, é porque nunca lá esteve". Antes disso chegou a contracenar com James Dean nos filmes "The Giant" e "Rebel Without a Cause". O actor participou ainda em "Apocalypse Now", de Francis Ford Coppola, no papel de um foto-jornalista. Os mais novos lembram-se dele em filmes como "Blue Velvet" ou "Speed". Só uma vez foi nomeado para o óscar de melhor actor, em 1987, com o filme "Hoosiers", no seu título em português, "O Grande Desafio". Hopper perdeu ontem a longa batalha que mantinha contra o cancro da próstata.

Lena vence Eurovisão


A Alemanha venceu ontem a 55ª edição do Festival da Eurovisão, que se realizou este ano em Oslo, na Noruega, com o tema "Satellite", de Lena. Lena venceu destacada, com 246 pontos contra os 170 da canção turca, e 162 pontos da canção romena. Lena Meyer-Landrut tem 19 anos, nasceu em Hannover e é neta de um ex-embaixador da Alemanha Federal em Moscovo. Esta foi a segunda vitória da Alemanha no Festival, depois de em 1982 Nicole Seibert ter ganho com "Ein bißchen Frieden".

O espectáculo deste ano foi visto por 120 milhões de telespectadores, e foi marcado por um incidente curioso: durante a canção da Espanha, um elemento estranho entrou no palco, e o cantor Daniel Diges voltou a interpretar o seu tema "Algo Pequeñito" depois do desfile das 25 canções. Não adiantou muito, pois a Espanha terminou num modesto 15º lugar, com 68 pontos. Apenas a Espanha, Sérvia, Grécia, França,Israel e Portugal optaram com apresentar canções na sua língua materna, tendo os restantes intérpretes cantado em inglês.

A votação voltou a ser marcada por uma forte componente política, com a habitual "troca de prendas" entre vizinhos. A Roménia e a Moldávia deram 12 pontos um ao outro, o mesmo acontecendo entre a Grécia e o Chipre, a Turquia e o Azerbeijão, e por aí adiante. Portugal deu 12 pontos à Espanha, mas a Espanha retribuíu apenas com 8 pontos para a canção portuguesa. Filipa Azevedo levou o seu tema "Há Dias Assim" ao 18º lugar, com 43 pontos. A canção do Reino Unido ficou em último lugar com 10 pontos.

Nota negativa para o comentador da RTP, Sérgio Mateus, que passou a noite toda a pedinchar pontos para Portugal. Cada vez que um país votava lá resmungava o Sérgio: "E para Portugal nada???". No fim ainda disse que "não ganhou a melhor canção, que era a portuguesa". Já nem falo dos comentários ridículos aos diálogos dos apresentadores do Festival. Eládio Clímaco encontrou um sucessor à altura, infelizmente.

sábado, 29 de maio de 2010

Leituras


- No Hoje Macau, Carlos Morais José faz a resenha dos acontecimentos da semana em Macau, em Idosos, trombones e sonhos.

- Ainda no HM, Zélia Ribeiro fala de alguns curiosos episódios gastronómicos, em Verídica sátira culinária.

- No JTM, Ruy Rey recomenda filmes e livros aos jogadores da selecção nacional, em tom humorístico, em Gente serrana.

- Ainda no JTM, Jorge Silva fala dos casos de Luís Amorim e Samiro Lopes, bem como dos operários e de José Mourinho, em Mais casos exemplares.

- No Ponto Final, leia a reportagem de Hélder Beja sobre o eminente desaparecimento do restuarante Long Kei, com testemunhos na primeira pessoa de alguns dos seus clientes mais antigos, em Histórias que são um prato.

- N'O Clarim, semanário da Igreja Católica de Macau, Pedro Daniel Oliveira fala do combate ao HIV/SIDA no território, em Preconceitos desnecessários.

Bom fim-de-semana!

Os blogues dos outros


Para que a semana não terminasse sem maior perplexidade, temos agora o apetitoso episódio protagonizado pelo académico chinês Xu Chongde. Alguém que é tido como especialista na análise da Lei Básica, e que, nessa qualidade, é convidado a intervir num seminário em Macau, poderia publicamente apelar ao seu incumprimento?
Terá Xu Chongde dito que seria preferível a legislação da RAEM afastar-se da matriz portuguesa que a caracteriza, para se aproximar da matriz chinesa, com tal afirmação incitando à violação da Lei Básica e da Declaração Conjunta? Ontem era assim. Hoje já não é. Hoje, tudo não passou de um erro de tradução. Algo que, muito francamente, vai sendo utilizado com alguma frequência, e conveniência, em Macau. Não se mata o mensageiro, mata-se o tradutor. Mas, neste caso, até será preferível que tenha se tenha tratado de um erro de tradução. "Recados" destes, ainda que não correspondam à vontade dos dirigentes em Pequim, deixam-me sempre inquieto. Muitas razões para não ter um sono tranquilo, um fim-de-semana repousado.


Pedro Coimbra, Devaneios a Oriente

Uma das particularidades de Macau é o grande número de associações existentes, muitas com nomes bizarros e que apenas servem para sacar umas patacas ao Executivo. Eu estou a pensar em criar a “Associação dos amantes de gin tónico”

El Comandante, Hotel Macau

Há 84 anos o país acordava com um golpe de estado promovido por militares pondo fim a um ciclo de governos de meses, instabilidade social, protestos nas ruas, carestia de vida, corrupção e nepotismo e golpismo. A invés de um certo registo histórico mainstream, o golpe de Mendes Cabeçadas recolheu grande apoio popular, sobretudo da classe média, cansada com a anarquia e desgoverno e com o sob e desce dos produtos alimentares. Partidos republicano e democrático alternavam no regabofe e no leme do descalabro. 84 anos depois apetece perguntar se algo mudou nesta descrição? Provavelmente pouco ou quase nada. Seguramente Mendes Cabeçada não deixou descendente do mesmo timbre; as Forças Armadas parecem entretidas em perceber o que diz o brilhante Ministro da Defesa e a ranger os dentes pelos cortes orçamentais e das prebendas; o país prepara ufanamente as férias de Verão com o dinheiro que não tem, mas mergulhando de cabeça no crédito (ao consumo) que sabe que não vai pagar.

Arnaldo Gonçalves, Exílio de Andarilho

Quando nos pedem que, com grande empenho patriótico, abdiquemos do subsídio de desemprego para que descontámos durante décadas, e nos ocupemos na procura de um emprego que não existe, ou na criação de um negócio para que não temos capital, nem obtemos financiamento, pergunto-me se não haverá, entre os novos doze motoristas do senhor primeiro-ministro, um patriota empenhado à moda antiga, de rasgo «kamikaze»…

Luísa Correia, Corta-Fitas

"A eleição de Cavaco Silva não foi uma batalha de valores", disse esta noite um comentador alinhado com o Presidente da República num programa de televisão, procurando justificar o injustificável. Sem perceber, este comentador só dá razão a quantos criticam a leitura minimalista dos poderes presidenciais que tem sido feita por Cavaco desde que chegou a Belém: vale a pena eleger um Presidente da República por sufrágio universal se esse escrutínio não resultar de "uma batalha de valores"? A resposta é obviamente negativa. Mas não vale a pena informar disso a tribo de incondicionais do actual inquilino de Belém. Diga ele o que disser, cale o que calar, omita o que omitir, obtém sempre o aplauso caloroso dos membros desta tribo. Merecem o Presidente que têm. Mas nós, que somos mais, merecemos melhor.

Pedro Correia, Delito de Opinião

Não alinho com os que tentam dizer aos portugueses que devem ser os ricos a pagar a crise no pressuposto de que todos os milhões de que ouvimos é dinheiro ocioso. Provavelmente há ricos que proporcionalmente esbanjam menos dinheiro que muitos pobres que conheço e muito do dinheiro dos ricos é capital investido em empresas, indispensável para criar emprego e gerar riqueza. Há quem num dia exija a criação de emprego e no dia seguinte proponha que se vá transformar o capital em receita fiscal para combater a crise, é como se a melhor forma do padeiro resolver a crise de tesouraria da padaria fosse vender o forno. Isto não quer dizer que tenha alguma simpatia pelos nossos ricos, na verdade nem os tenho em grande estima e nalguns casos até os detesto. Mas não é por não gostar do Belmiro de Azevedo e por saber quantos milhões tem o dono da SONAE que vou chegar à brilhante conclusão de que se lhe aplicar um imposto extraordinário de 20% ao seu património que resolveria o problema. Talvez tivesse nessa situação, mas uns dias depois iriam devolver o dinheiro ao Belmiro e outros sob pena de terem mais umas centenas de milhares de desempregados e sem dinheiro para o subsídio de desemprego. É evidente que a esquerda romântica que defende a apropriação colectiva dos meios de produção mas que durante cinquenta anos foram incapazes de criar um modelo económico viável, que nunca conseguiram sequer implementar um sistema de preços que substituísse os mercados em eficácia, achará o que acabo de escrever uma verdadeira heresia. A verdade é que essa esquerda foi incompetente, incapaz de acabar com a pobreza e acabou por transformar os ditos socialistas em economias de capitalismo puro e duro. Mas se sou contra a confusão entre capital, riqueza investida no país, não tenho dúvidas de que da mesma forma que se pretende combater a baixa de produtividade ou o favorecimento da preguiça estimulada por algumas medidas do nosso “estado social” também se deve combater a ociosidade do dinheiro dos mais rico e mais ainda o seu esbanjamento em bens de luxo. Se alguém que nada exporta, que não gera riqueza, que não cria emprego decide usar a sua riqueza na aquisição de bens de luxo importados eu nada tenho contra isso. Mas sucede que esse esbanjamento de recursos criados pelo país resultará num maior desequilíbrio externo e mais tarde ou mais cedo serei eu que nada beneficiei desses luxos a pagar a factura. Se o país não cria riqueza e usa que tem na aquisição de bens de luxo importados não tenho dúvidas de que seremos todos a pagar pelo luxo de alguns. Discordo de muita proposta populista que sugere que sejam os ricos a pagar a crise, passando a ideia de que confunde capitais com dinheiro ocioso. Mas não aceito que o país assista impávido e sereno a fugas de dinheiro para paraísos fiscais ou que o que compra um carro utilitário para se deslocar diariamente para o emprego pague seja tão penalizado quanto aquele que compra um anel de diamantes para oferecer à amante. Se o país quer crescer não basta falar da preguiça do trabalho, seja do trabalhador não qualificado ou do gestor, é preciso combater a ociosidade do dinheiro.

Jumento, O Jumento

Cada vez há mais analfabetos na política, apesar de alguns andarem nela há mais de trinta anos. Como é possível que oiçamos dizer que Cavaco Silva perdeu votos ao promulgar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, se todos sabemos que o Presidente fartou-se de ganhar votos no centrão com tal medida. Só por analfabetismo político ou por ingratidão. É que há medalhas que não se devem dar aos burros...

João Severino, Pau Para Toda a Obra

Alegre não me alegra especialmente, mas Soares-Padrinho é a absoluta negação de independência, consciência cívica e verdade, por mais que perore. Paleio? Muito. Actos? Mais e mais paleio. Os danos provocados pelo Partido Irrespirável Socialista a Portugal, nestes quinze anos de exercício de devastação do Erário Público, não têm paralelo na história recente: dir-se-ia que os bloqueios cívicos e o défice das liberdades estão para a Ditadura Salazarista como o nosso empobrecimento e estado de bancarrota para o Socialismo sôfrego, tachista, amiguista e maçónico. É o desastre. Aqueles estômagos-Lello não perdem uma oportunidade para bolçar. Vivemos numa pseudo-democracia porque o Socialismo Maçónico é a antítese da Justiça, da Transparência: uma crassa Plutocracia dita a lei sob a qual todos amocham e merece o escarro tardio de um Povo domado. Quando Mário Soares-Padrinho parolamente promete fidelidade a uma coisa caduca e enfezada chamada Partido Socialista e reinvoca o seu estatuto de militante n.º 1, para na questão das presidenciais decidir não apoiar Manuel Alegre, estamos perante mais um exercício cínico: é o mesmo estatuto ronceiro de papa laico, cuja voz e moções supostamente deveriam arrastar apaniguados. Tristes bochechas! Triste partido degenerado, meu Deus!

Joshua, PALAVROSSAVRVS REX

A uma mensagem que enviei para uma pessoa (via Facebook), tive esta resposta:
“Boa noite caro Pedro, Este espaço não é gerido directamente pelo (…) mas sim pela equipa responsável pelo seu site oficial. Amanhã, sem falta comunicar-lhe-ei a sua mensagem. Contudo posso adiantar que… (bla bla bla…). Provavelmente será de tentar agendar outra oportunidade. Se pretender que coloque o (…) consigo, indique-me a melhor forma. Cumprimentos”
Não adianta dizer a quem pertence a página. Mas é a segunda vez que recebo uma resposta deste tipo. A graça e a força do Facebook era, até agora, a comunicação directa, espontânea, sincera, com aquele que assinava a sua página e era, até novas ordens, o próprio. Quando a coisa entra neste registo e se transforma em Páginas Amarelas, perde o sentido, a graça, e a própria lógica. Acima de tudo, perde credibilidade. Deixa de ser uma “rede social”, passa a ser uma "rede socioprofissional”. Uma pena. O que vale é que, a continuar esta tendência, alguém vai inventar outra rede onde as pessoas são as pessoas outra vez. Voltaremos a encontrar-nos todos. É assim desde o tempo dos sinais de fumo. Não vai mudar agora.


Pedro Rolo Duarte, Pedro Rolo Duarte

Em Portugal, negócio fechado passou a ser literalmente isso.

João Moreira de Sá, Arcebispo de Cantuária

FCP Macau vencem sub-23


O FC Porto de Macau regressou às vitórias esta tarde contra a equipa dos sub-23 da AFM, vencendo por quatro bolas a três. Um jogo bastante difícil para os dragões de Macau, com os jovens apoiados pela Associação a darem boa conta de si, com destaque para Loi Wai Hong, que fez um "hat-trick". Do lado do FCP Macau Alison Brito marcou dois, Iuri Capelo e Marcus Tavares um cada. Os comandados de Dani voltaram a não acabar o jogo com 11 elementos em campo, devido a expulsões de Alexandre Torrão ainda na primeira parte, e de Marcus Tavares na etapa complementar, por acumulação de amarelos. O FCP Macau alinhou com: Jonathan, Lei Weng Chi, Filipe Ritchie, André Lo, João Ramos, António Sotero, Alexandre Torrão, Diakité Simbo, Iuri Capelo, Marcus Tavares e Alison Brito. Jogaram ainda Chao Man Ieong, Ernesto Xeque do Rosário e Éder. Noutra partida realizada esta tarde, o Monte Carlo bateu a Polícia por duas bolas a zero, e ontem à noite, no jogo grande da 6ª jornada, o Windsor Arch Ka I bateu o Lam Pak por duas bolas a uma. Na classificação o Ka I lidera com 16 pontos, seguido de Monte Carlo com 14, Porto 13 e Lam Pak 12. Amanhã realizam-se as partidas Pau Peng-Va Luen e Hoi Fan-Kuan Tai.

Volta à China


JIANGXI - A província vai abrir algumas das prisões ao público, para que a população se possa inteirar das condições em que vivem os prisioneiros. A polícia anunciou que quem quiser visitar as prisões vai poder fazê-lo até ao final do ano, mas inicialmente apenas os centros de segurança mínima serão abertos. Os jornalistas estão também convidados.

HUNAN - Arqueologistas descobriram 16 túmulos antigos na localidade de You, a maior descoberta arqueológica desde 1983. Os túmulos foram construídos durante a dinastia Han, há mais de 1800 anos.

GUANGDONG - Os cidadãos possuidores de um certificado de casamento válido vão poder inquirir sobre os bens do cônjuge através das autoridades judiciais. A medida visa proteger os direitos das mulheres, que muitas vezes são privadas da partilha de bens "secretos" do marido durante o divórcio.

GUANGXI - As autoridades detiveram um director de uma escola primária depois de um muro da escola ter caído, morto 3 alunos e ferido outros 21. A direcção da escola obrigou os alunos a reconstruir o muro decadente como parte de um programa de trabalhos manuais.

GUANGXI - Dois agricultores morreram e quatro outros ficaram feridos quando foram atingidos por um raio. Os seis homens trabalhavam no campo, em Liuzhou, quando se deu uma tempestade, e foram procurar abrigo numa cabana de madeira.

HUBEI - Um autocarro colidiu com um camião de ácido hidroclorídico numa auto-estrada em Wuhan na última quinta-feira, deixando 11 pessoas feridas e derramando seis toneladas de ácido. O ácido poluíu lagos em 20 aldeias ao longo da auto-estrada, e mais de 800 pessoas precisaram de ser evacuadas.

HENAN - Um mulher morreu depois de ter caído de um edifício em Zhengzhou,quando tentava impedir a demolição da sua loja. Familiares da vítima alegam que 10 pessoas estavam a dormir dentro do edifício quando se deu início à demolição. As autoridades querem demolir o edifício antigo para dar lugar a um mercado de têxteis.

XINJIANG - O governo da região autónoma está a planear providenciar habitação a 760 mil nómadas nos próximos 10 anos. O governo planeia construir ainda uma exploração agrícola de 787 mil hectares e uma área residencial de 11,4 milhões de m2. Existem cerca de 275800 famílias de agricultores em Xinjiang, 60% das quais nómadas ou semi-nómadas.

Eurovisão é hoje!




É hoje o Festival da Eurovisão, que se realiza este ano na Noruega. Depois das duas meias-finais, foram apuradas as 25 canções finalistas. Deixo-vos aqui com as minhas três favoritas: as canções do Azerbeijão, Alemanha e Arménia.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Prøverbial avestruz


A comunidade vibra, a comunidade está atenta, a comunidade está activa em busca da verdade e da justiça. A página do Facebook "Luís Amorim - Por Uma Causa Justa" conta já com quase meio milhar de seguidores, e tem agora uma versão em chinês. Isto pode querer dizer muito pouco para alguns, mas é um sinal que a vontade que se faça justiça é grande, para que situações destas não se voltem a repetir - não confundir com "sede de justiça", o que normalmente nos leva ao extremismo e ao raciocínio pouco claro. No programa "Contraponto" da Rádio Macau, os jornalistas Carlos Morais José do Hoje Macau e Isabel Castro do Ponto Final comentaram o caso, que obviamente os revolta, como revoltaria qualquer outro cidadão de bom senso, português ou não. Mas não faltava ali alguém hoje? Pois é, pois afinal "os jornais não têm meios de investigação próprios", nem "acesso a outros meios que não os divulgados pelas autoridades", e "não se podem por em causa as conclusões de investigadores altamente especializados". Pois não, senhor. Que estranho silêncio que paira pelas bandas da Calçada do Tronco Velho. E até já se apagam contas de Facebook, vejam só.

Ainda a propósito deste caso, deparei com um artigo de opinião no Hoje Macau da autoria de António, perdão, Antønio Falcão, em que o autor tece algumas considerações sobre o caso do jovem que perdeu a vida naquela fatídica noite há dois anos e meio. Fala-se da busca da verdade, de cidadania, de não calar, de não esquecer, etc, etc, etc., até aqui tudo muito bem. A certa altura o António, quer dizer, o Antønio diz que: "E pergunta-se: calamo-nos ou continuamos a falar? Talvez seja melhor baixar os braços e absorver o ar puro de uma terra que afinal é de fantoches ou simplesmente fazer como essa personagem chamada Leocardo que diz as coisas e não dá a cara, por que a tem enfiada na areia. Preta.". Não sei se isto é um elogio disfarçado de provocação ou uma provocação disfarçada de elogio, mas gostava mesmo é que o António, aliás, o Antønio me explicasse o que é que o facto de eu ser anónimo e não querer dar a cara tem a ver com este caso. Ia mudar o quê? Ajuda a resolver alguma coisa? Quando abri a minha taberna na blogosfera já lá vão quatro anos, não fiz publicidade, não pedi a ninguém que me visitasse, não quero protagonismo de nenhum tipo. Não estou nada interessado em integrar-me no mui exclusivo panorama pseudo-artístico de Macau. Que maldade, António. Ou melhor, Antønio.

Lee com legendas


Pois olhem, eu agora não digo mais nada. Tudo o que eu penso está aqui escrito, ó.

Estúpido és tu!


Estava esta manhã a tomar o pequeno-almoço enquanto via o programa "Corredor do Poder" na RTPi. A certa altura a deputada do BE, Ana Drago, tecia críticas ao Governo do PS, afirmando que o povo português estava farto da governação socialista, que o programa do PS era isto, que o primeiro-ministro José Socrates era aquilo, prometeu e não cumpriu, enfim, a retórica do costume. O deputado socialista Sérgio Sousa Pinto, um malcriadão de primeira, falava por cima de Ana Drago, balbuciando infantilidades do tipo "Ai é? E a governação do BE? Como seria?", ou "Ah sim? E o programa do BE? Qual é?" ou ainda "Pois, pois, e o BE? E o BE?". Isto perante a passividade da deputada bloquista, que o ignorava, e continuava a falar. Parecia uma criança, este rapaz, que por acaso até tem a minha idade. Parece que não saíu ainda das bocas que se mandavam no recreio da escola primária: "Quem diz é quem é", ou "Estúpido és tu". Mal servido anda o país com gentinha desta laia.

Vídeo da semana


O vídeo desta semana é a o da canção oficial do mundial de 2010 da África do Sul. "Waving flag", um tema original do rapper somali K'Naan, do seu album "Troubador". Para esta versão foi convidado o cantor espanhol David Bisbal, que se celebrizou na "Operação Triunfo" de nuestros hermanos. O resultado é verdadeiramente espectacular. Uma canção para ouvir e voltar e ouvir!

Flu vence Fla


O Fluminense vencu o Flamengo por duas bolas a uma naquele que é considerado o clássico carioca por excelência, o "Flu-Fla". Rodriguinho e Conca marcaram para o tricolor, enquanto Bruno reduziu para os campeões brasileiros no último minuto. O Flamengo acabou a partida reduzido a dez unidades devido à expulsão de Fernando, aos 74 minutos. No topo, nada de novo. O Corinthians mantém a liderança, isto apesar do empate no terreno do Grêmio Prudente a duas bolas. Os perseguidores directos perderam - Palmeiras no terreno do S. Paulo por 0-1, Botafogo no Cruzeiro pelo mesmo resultado, e Avaí em Porto Alegre frente ao Grêmio por 0-3 - ou empataram, como foi o caso do Ceará, a zero, no terreno do lanterna-vermelha Goiás. Quem aproveitou para subir ao segundo lugar foi o Santos, que venceu em casa o Guarani por três bolas a uma. Destaque para a primeira vitória do Vasco da Gama - os "bacalhaus" derrotaram o Inter PA por três bolas a duas, com golos de Elton, Phillipe Coutinho e Nilton, e recuperaram mesmo de uma desvantagem de dois golos. Na partida com mais golos, o Vitória da Bahia bateu o At. Mineiro por quatro bolas a três, com Schwenck (?) a apontar um hat-trick para os baianos. Finalmente o At. Paranaense derrotou em casa o At. Goianense por 2-1. O Corinthians lidera com 10 pontos, seguido de Santos, Cruzeiro e Ceará com 8, Avaí, Botafogo, Palmeiras e S. Paulo com 7.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Luís Amorim - Por Uma Causa Justa


Foi lançada no Facebook a campanha "Luís Amorim - Por Uma Causa Justa", uma iniciativa que visa a que se descubra a verdade sobre as circunstâncias que envolveram a morte do estudante da Escola Portuguesa em Setembro de 2007. Como é sabido, o jovem Luís Amorim foi encontrado sem vida no NAPE na noite de 30 de Setembro de 2007, e as autoridades avançaram imediatamente com a tese de suicídio, sem que tivesse sido conduzida uma investigação exaustiva. Entretanto uma nova autópsia realizada pelo Instituto de Medicina Legal de Portugal descarta essa tese, e os pais do Luís pedem agora que se reabra o processo, para que seja feita justiça e se encontre a verdade sobre a morte deste jovem querido de todos. A causa conta já com quase 300 seguidores, e sabendo como a comunidade se une em causas semelhantes - basta olhar para o caso do pequeno Afonso - o número aumentará nos próximos dias. Para aderir basta escrever "Luís Amorim" no motor de busca do Facebook, entrar e carregar na opção "Like". Vamos ajudar os pais do Luís a descobrir a verdade - por eles, por nós, e pela segurança dos nossos filhos.

Informação:

A 30 de Setembro de 2007, Luís Amorim, 17 anos, aluno da Escola Portuguesa de Macau, apareceu morto na Avenida Marginal, por baixo da ponte Nobre de Carvalho, tendo as autoridades locais concluído tratar-se de um caso de suicídio. A Polícia Judiciária de Macau anunciou na altura que a morte do jovem português se deveu a uma queda da ponte Nobre de Carvalho, o que, segundo a polícia local, explicaria as lesões e fracturas na face e lado direito do corpo.

Leia ainda aqui a carta aberta dos pais do Luís Amorim.

Alô? Aqui fala o Lee!


O quê? Estão a dar mais formação aos nossos camaradas??? Mais aulinhas? Vou já para aí!

Se engravidar, não beba


Depois de se descobrir que 65% das mulheres italianas consome bebidas alcoolicas durante a gravidez, o Instituto para a Saúde italiano lançou uma campanha a alertar para os perigos desta prática. A nova campanha, que mostra um feto no fundo de um copo de cocktail, tem aparecido em autocarros, cartazes, restaurantes e até casas-de-banho públicas na região de Vento. O cocktail que aparece na campanha é semelhante a Spritz, uma bebida muito popular nesta região, uma mistura de vinho, Campari e água gaseificada. A mensagem é simples: "Mama Beve, Bimbo Beve", ou seja, "A mãe bebe, o bebe também bebe", e espera reduzir o número de gestantes que bebem durante a gravidez. "Ter um bebé é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher, e queremos que as futuras mães saibam que beber alcool acarreta riscos para a saúde do feto", afirmou Claudio Dario, da Autoridade Italiana de Saúde. No Reino Unido o número de mulheres que bebe durante a gravidez é ainda maior: cerca de 79%. Enquanto a maioria dos profissionais de saúde concorda que as mulheres devem evitar as bebidas alcoolicas durante os nove meses de gestação, outros afiançam que depois dos primeiros três meses "não faz mal" beber um copinho ou outro.

Kim Jong-Il atómico


O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-Il, interpreta uma versão muito própria do êxito "Baby", de Justin Bieber. Mais uma genial e criativa charge de Fernando Maurício no seu Charges Brasil.

Filipa Azevedo na final


Portugal qualificou-se pelo terceiro ano consecutivo para a final do Festival da Eurovisão, que este ano se realiza na Noruega. "Há dias assim", interpretado por Filipa Azevedo, qualificou-se na primeira meia-final, realizada na terça-feira, juntamente com as canções da Moldávia, Rússia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Bélgica, Albânia, Grécia, Bielorrússia e Islândia. De fora ficaram as canções da Estónia, Finlândia, Eslováquia, Letónia, Polónia, Malta e Macedónia. A segunda meia-final realiza-se hoje, e a final no próximo Sábado, na Telenor Arena, em Bærum.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Miserabilismo




Estava no outro dia no McDonald's a comprar almoço para os miúdos, e tinha duas ou três pessoas à minha frente. Quando chegou a minha vez, a minha ordem foi interrompida por uma senhora semi-histérica, que se sentiu "enganada" porque gastou 35 patacas, e tal, e pensava que tinha dois pães em vez de um, e mais não-sei-quê. Enquanto o rapaz pacientemente lhe explicava que a encomenda estava correcta e que a senhora recebeu aquilo que pagou, ela insistia que "foram 35 patacas", e portanto não estava bem, porque ela pensava que era mais isto e aquilo, e afinal não...enfim, uma salganhada das grandes. Fiz um pequeno gesto a indicar que era a minha vez, e que estava de saída, e que se calhar a senhora devia esperar apenas mais um ou dois minutos antes de chamar a polícia, o conselho de consumidores ou o CCAC. Tenho a certeza que a discussão sobre as 35 patacas e o pão a menos se prolongou pela tarde dentro.

Isto não me surpreende, e já não é a primeira vez que deparo com uma situação deste tipo. Uma grande fatia da população considera que uma refeição de 35 patacas no McDonald's (que é considerado "um luxo") ou noutro sítio qualquer "é cara", e é por isso que alguns locais que vendem comida que em muitos países do mundo desenvolvido seriam fechados por falta de condições sanitárias têm tanto negócio. São as lojas de massas instantâneas, as sandes de luncheon meat (uma coisa abominável), as salsichas que devem ser feitas com tudo menos carne, e aqueles vendilhões de rua que usam o mesmo óleo durante semanas ou meses para fritar lulas, bolas de peixe e asas de galinha. Alguns destes locais são famosos, os seus frequentadores asseguram que é "delicioso", e alguns dos seus proprietários estão ricos.

Quando fui ao hospital no outro dia passei por uma dessas lojas de sopa de fitas na Estrada do Cemitério - a única que estava aberta àquela hora - para ver se encontrava pelo menos um pacote de leite. Não só não encontrei nada que se comesse como ainda deparei com um monte de gente a comer coisas que não daria ao meu cão, passo o exagero. Um restaurante sujo, com mesas sujas, pratos sujos e gente com um ar muito pouco saudável a devorar mins em tigelas de plástico ou tostas de manteiga de amendoim com leite condensado e açucar (será que nunca ouviram falar de arterioesclerose?). Outros faziam take-away de "chau fan" embrulhado em papel, que cheirava a fraldas cagadas. Saí dali ainda mais doente, mas pelo menos passou-me a fome.

Será tudo apenas uma questão de gosto? Ou trata-se de miserabilismo crónico? Como se explica que alguém fique satisfeito com um pequeno almoço composto de um pão sensaborão e um pacote de Vitasoy que adquire no Maxim's por três patacas e meia? A minha mulher explica-me que as pessoas estão habituadas a viver assim, que passaram muitas dificuldades, que "nos tempos da guerra" passaram fome e tudo mais. Mas então isto da guerra deve ser genético, pois mesmo os mais jovens alinham nesta verdadeira cultura dos unha-de-fome. Onde comem os alunos do Instituto Salesiano, aqui ao pé de casa, por exemplo? Os que não vão a casa têm que se contentar com o McDonald's (sempre cheio), às lojas de min cujo cheiro a monoglutimato de sódio se faz sentir num raio de 100 metros, ou nos tais vendilhões de rua. Mesmo o 7/11, um local mais ou menos cosmopolita, sofre com o cheiro das bolas de peixe com um molho de caril que mais parece ranho castanho.

Isto leva a que outros negócios mais originais, saudáveis, higiénicos e perfeitamente decentes não tenham sucesso, ou sejam obrigados a fechar portas poucos meses (ou semanas) depois de abrirem. É difícil para quem escolhe produtos frescos competir com as bolas de peixe ou as pernas de galinha congeladas que se compram nos mercados municipais. É praticamente impossível para quem paga renda e precisa de pagar a empregados competir com negócios de traseira de quintal onde a avó cozinha e a neta serve à mesa. Quem cobra 50 ou 60 patacas por uma refeição decente, mesmo sendo esse o preço justo, está condenado à falência. Quem tenha a ideia peregrina de abrir um restaurante novo, limpo e original, só pode esperar a desilusão e o fracasso. Alguns negócios mais ou menos decentes ainda conseguem proliferar junto do centro da cidade, perto dos escritórios e outros sítios por onde passam algumas pessoas com o mínimo de bom gosto, mas em (des)compensação pagam rendas exorbitantes.

Chego a pensar que a "caixa de arroz" é o equivalente macaense ao barril de petróleo. Uma caixa de arroz com um pouco de carne e vegetais custa 10 patacas num desses restaurantes que serve a comida à janela. Cada vez que alguém pensa em gastar dinheiro, calcula quantas caixas de arroz poderia coprar com essa quantia. Daí que se hesite antes de comprar um gelado de 20 patacas, pois "dá para comprar duas caixas de arroz", que por sua vez "garante o sustento" para um dia inteiro. Quem sofre é o estômago. Será que a tal guerra, fome e caristia de que a minha mulher falava ainda não acabou?

E isto não se aplica só à comida. Cada vez vejo mais cidadãos na rua vestidos de pedinte. Velhos sem camisola, gente perfeitamente funcional e até abastada com chinelos de dedo ou de plástico, roupas compradas por 10 patacas nas tendinhas, supermercados com produtos de segunda e terceira categoria, onde o produto mais vendido ainda é, adivinharam, o arroz. É assim que Macau se vai tornar numa "cidade internacional", procurada pelos turistas? É esta a tal sociedade "harmoniosa" que supera todas as crises? Será que querem levar o dinheiro todo para a cova em vez de investir um pouco neles próprios? Fossem os portugueses em Portugal assim e os problemas económicos resolviam-se num ápice, e nem havia necessidade de um plano de austeridade.

Absolvido, pelo menos...


O futebolista caboverdiano Samiro Soares foi absolvido do crime de violação de que foi indiciado à quase quatro anos, por falta de provas. O futebolista, que chegou a representar o Monte Carlos no futebol de Macau, foi julgado à revelia, tendo abandonado o território em 2008, quando terminou o prazo legal do termo de identidade e residência a que foi sujeito. Samiro chegou a Macau em Outubro de 2006 para representar a selecção de futebol de Cabo Verde nos primeiros jogos da Lusofonia, que se realizou no território. Na noite do término dos jogos, e quando devia ter antes pensado em ficar no hotel e preparar o regresso ao seu país natal onde lhe esperavam a mulher e um filho recém-nascido, Samiro preferiu ir "celebrar" - o quê, não se sabe - para uma discoteca na Av. Sidónio Pais, onde lhe esperava o cabo dos trabalhos. Não sei o que se passou nessa discoteca nessa noite, mas Samiro envolveu-se com uma estudante universitária, e manteve relações sexuais com ela em plena discoteca, aparentemente na casa-de-banho, e acabou por ser acusado de violação. Custa perceber que tipo de instinto leva alguém a expressar fisicamente o amor numa casa-de-banho de uma discoteca em vez de arranjar um quarto, mas não me cabe a mim julgar. Samiro ficou em Macau para responder pela acusação, e só a "morabeza" dos seus compatriotas residentes em Macau evitaram que fosse esperar pelo julgamento na prisão, em Coloane. Quando Samiro chegou a Macau, tinha 20 anos e uma carreira promissora pela frente. Ia fazer testes no Roda JC Kerkrade, uma equipa da I Divisão holandesa. Agora com 24, joga no FC Madalena, da Série Açores da III divisão portugesa. Samiro foi absolvido por falta de provas. Estava portanto inocente. Mas será que ficou a ganhar?

Sexo atrás das grades


Uma prisão de mulheres em Espanha está no centro de um escândalo sexual entre presidiárias e guardas prisionais. Os guardas estão a ser acusados de pedir favores sexuais às prisioneiras em troca de bebidas alcoolicas e chamadas de telemóvel. Três oficiais foram despedidos e dois outros funcionários foram suspensos da prisão de Alcala-Meco, em Madrid. "A decisão foi tomada depois da descoberto de comportamentos inaceitáveis por parte de alguns funcionários", confirmou um porta-voz da prisão. Um dos guardas, conhecido por "Janota" (!), terá mesmo passado o Ano Novo de 2010 numa cela com duas prisioneiras. Outro dos guardas passou uma noite nos copos, aos beijos e apalpadelas com outra das prisioneiras. Segundo as guardas do sexo feminino, conhecidas por "as talibanas" (feminino de "talibãs"), "a segurança nunca mais foi a mesma desde a chegada dos guardas do sexo masculino", em 2009. Uma ex-presidiária confirmou as tendências levianas de algumas das prisioneiras: "não me surpreende; as pessoas têm necessidades, especialmente quando se encontram encarceradas". Uma grande rebaldaria que ia por ali naquela prisão em Madrid.

Nota: este post subsituiu outro sobre um homem que ficou com o pénis preso num banco de jardim em Hong Kong, que na realidade aconteceu há quase dois anos, e foi noticiado neste blogue em Agosto de 2008. As minhas fontes pregaram-me uma partida, motivo pelo qual peço desculpas.