terça-feira, 21 de julho de 2009

Férias


E é assim, caros leitores. O blogue parte agora para férias de Verão para o Vietname. Uns dias na cosmopolita Ho Chi Minh, seguidos da paradisíaca Nha Trang deverão ser suficientes para recarregar baterias. Como devem ter reparado o blogue tem funcionado a meio gás durante este mês de Julho, mas isso deveu-se às preparações dos vistos, viagens, hotéis e essa merda toda. Já sabem como é. O blogue volta cheio de pujança e vitalidade no próximo dia 3 de Agosto. Tenham umas férias felizes ou produtivas jornadas de trabalho, conforme o caso, e portem-se bem. Até ao meu regresso!

Eclipsados


Macau vai ter oportunidade de assistir amanhã a um eclipse do sol. Entre as 9:24 e as 9:30 da manhã o astro-rei vai ser coberto pela lua, e o acontecimento - o maior eclipse dos últimos cem anos - pode ser visto na totalidade em partes da India, Japão e China. Os serviços de metereologia e geofísica prepararam com antecedência o evento, e vão proporcionar autocarros para o observatório a partir das 7:30 da manhã de amanhã. As inscrições terminaram na última sexta-feira. Caso pense em observar este fenómeno cheio de significado místico, não se esqueça de usar os óculos especiais, e não olhe directamente para o eclipse, pois isso pode causar cegueira parcial ou total. Veja aqui a reportagem da TDM.

Delfins e BSS em Macau


Os Delfins vão voltar a Macau para participar no Festival de Música, que conta este ano com a sua 23ª edição. Juntamente com a banda de Miguel Angelo e companhia vêm os Buraka Som Sistema, uma banda de hip-hop de bastante sucesso. O Festival vai ainda contar com a já habitual presença dos Pequenos Cantores de Viena, a Academia de Música Antiga de Inglaterra, a Opera de São Francisco, entre outros. Saiba mais no website do Instituto Cultural.

Sapos casam contra a seca


Outro casamento, também ele estranho. Agricultores indianos casaram dois sapos, um cerimonial antigo que acreditam vir trazer as chuvas de monção, tão necessárias para as colheitas. Os agricultores do estado de Bengali Ocidental gastaram as suas economias para casar Ram e Sita, dois sapos baptizados com os nomes da clássica lenda hindu Ramayana. Seguindo um credo antigo, os agricultores pintaram as testas dos sapos de vermelho e casaram-nos em frente a uma vela de barro. Cerca de 3000 habitantes de Madhya Baragari, uma aldeia a 750 km da capital do estado, Calcutá, assistiram ao casamento. As mulheres jejuaram antes do casamento e depois convidaram o rio (!) a juntar-se às celebrações, um antigo costume bengali. A India tem sofrido com as piores secas dos últimos 80 anos, que têm afectado vários estados.

Kelly & Kelly


Eis um aspecto tão perverso como divertido do Facebook. Kelly Hildebrandt casou-se com...Kelly Hildebrandt. Não é brincadeira nem um caso extremo de narcisismo. Kelly Katrina Hildebrandt, uma mulher de 20 anos, conheceu Kelly Carl Hildebrandt, um homem de 24 anos na rede social, e vão casar no Lighthouse Point Yacht & Racquet Club, na Florida, numa cerimónia simples com cerca de uma centena de convidados. O casal conheceu-se o ano passado, quando a Kelly estava aborrecida, procurou alguém com o mesmo nome e encontrou...o Kelly. Mandou-lhe uma mensagem e o resto já se sabe. O casal prometeu que não vai chamar o filhos de "Kelly".

Prémio de jogo: um gelado


Será talento? Será trabalho infantil? Ou será nepotismo? O jovem Mauricio Baldivieso estreou-se na liga profissional boliviana com a camisola do Aurora Cochabamba com apenas 12 anos. O treinador do Aurora é Julio Cesar Baldivieso, ex-internacional boliviano, e pai de Mauricio. O jovem tornou-se assim o jogador mais jovem de todos os tempos a alinhar por uma equipa profissional. O La Paz FC, a jogar em casa, venceu por 1-0.

Beckham go home


David Beckham não foi bem recebido no seu regresso pelos LA Galaxy. Os adeptos do clube californiano não perdoaram o ex-capitão da selecção inglesa por este ter afirmado que queria deixar os Galaxy a ficar no AC Milão, clube por onde jogou por empréstimo a época passada. Beckham chegou quase a entrar em vias de facto com um adepto depois de reagir a uma provocação mais exaltada. Ficam aqui as imagens.

Cristiano faz estreia pelo Real


Ontem foi dia de estreia de Cristiano Ronaldo com a camisola do Real Madrid. O adversário foi o modesto Shamrock Rovers, da Rep. da Irlanda. O português marcou dois livres e fez uma boa assistência para o avançado e capitão dos merengues, Raúl. Os madrilistas venceram potr 1-0, com o golo da vitória a ser apontado por Benzema a três minutos do fim.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Lusofonia e macaenses


1) Terminaram os II Jogos da Lusofonia em Lisboa. A organização garante que foi "um sucesso" e que "ultrapassou Macau" em todos os aspectos. Opiniões. Quanto à pouca afluência de público, ouvi uma justificação que passou pelo número de festivais de música realizados em simultâneo. É muita soberba pensar que quem não fosse a um festival de música ia optar por ir aos Jogos. Quanto à questão da inclusão do hóquei em patins em futuras edições dos jogos, mais uma vez sinto que há má vontade contra este desporto tão espectacular e em que tantos países lusófonos têm tradições. Em entrevista ao Ponto Final, Vicente Moura atira outra vez a bola para canto, dizendo que "várias modalidades pediram para entrar nos jogos" e que é preciso garantir que cinco ou seis países participam. Pois bem, um torneio de hóquei em patins ia incluir com toda a certeza Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau. Já são cinco. E o que dizer do voleibol, em que apenas três países participaram tanto no torneio masculino como no feminino? É mesmo má vontade, ou algum tipo de teimosia. Não me digam que não.

2) Realizou-se este fim-de-semana em Macau o I Encontro da Comunidade Juvenil Macaense. Apesar do mau tempo (os jovens macaenses que conhecem mal Macau vão pensar que é sempre assim) o encontro foi um enorme sucesso. Jovens de origem macaense dos quatro cantos do mundo regressaram à terra que os viu nascer, em alguns casos, ou visitaram pela primeira vez a terra de seus pais, na maior parte dos casos. É uma iniciativa que se louva e que se deve repetir. Uma prova de que a comunidade está viva, tem futuro, e que tem esse sentimento tão genuinamente português que é a nostalgia. E a saudade.

Não brinquem


Muito se tem falado recentemente da proibição de dar sangue por parte de homens homossexuais. Tanto no Brasil como em Portugal, esta questão tem provocado um aceso debate. Sei que a comissária europeia da Saúde, Androulla Vassiliou esteve em Portugal e garantiu que não existe qualquer directiva especial da Comissão Europeia que exclua os homossexuais do grupo dos dadores de sangue. Ora o que eu penso é o seguinte: os homossexuais são um grupo de risco, e não devem dar sangue. Tão simples quanto isto.

Em Macau o Centro de Transfusões de Sangue fornece um questionário onde se pergunta se no último ano os potenciais dadores tiveram comportamentos de risco, ou seja, comportamentos que sejam passíveis de contrair uma infecção. Nesses comportamentos inclui-se a prática de acupunctura, tatuagens, piercings, relações homossexuais, com prostitutas, transfusões de sangue, partilha de seringas, entre outras. Este questionário não descrimina homossexuais da mesma forma que não descrimina toxicodependentes, meninos de brinquinho, tatuados ou com piercings na língua, ou adeptos de uma boa farra na sauna.

Impedir que este grupo de comportamentos de risco doe sangue é apenas uma forma de garantir a segurança do sangue. É claro que o sangue é depois testado, e essa informação chega ao dador, mas os centros onde se fazem doações de sangue não são clínicas nem hospitais, e o objectivo não é detectar eventuais infecções nos dadores. Ademais, esta interdição de doar sangue é apenas de um ano, período em que se garante que o doador, apesar de ter tido comportamentos de risco, pode voltar a doar sangue. Se isto de doar sangue é mais uma daquelas pelejas dos homossexuais pelos seus "direitos", então escolheram o campo de batalha errado. Isto é demasiado sério para se poder brincar.

Leite de cadela


Uma imagem comovente da nossa mãe natureza. Dois pandas bebés foram abandonados pela mãe e recolhidos pelo zoo de Taiyuan, na província de Shaanxi, na China. Os pandas têm sobrevivido graças à generosidade desta cadela branca, que lhes tem providenciado o essencial leite.

O homem da maratona


Keizo Yamada anunciou que se vai retirar da competição...aos 81 anos. O maratonista japonês venceu a maratona de Fukuoka em 1956, e a quatro anos antes representou o seu país nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, terminando no 26º lugar. Yamada já correu três maratonas este ano, mas resolveu agora pendurar as sapatilhas. "Já não sou novo, por isso agora já chega para mim", explicou. No entanto acrescentou que vai continuar a correr 20 km diariamente, para "manter a forma". O "homem de ferro", como é conhecido no Japão, correu recentemente a maratona de Tóquio num tempo simpático de cinco horas, 34 minutos e 50 segundos. Não importa chegar em primeiro, o que importa é chegar. Um exemplo a seguir.

Há 40 anos...


20 de Julho de 1969. Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade.

Palmeiras alcança topo


O Palmeiras igualou o Atl. Mineiro no topo da Série A brasileira ao vencer o Santo André por uma bola a zero, com este golo de Diego Souza. O "verdão" obteve a quarta vitória consecutiva no campeonato, e ainda beneficiou do empate a zero dos mineiros na Bahia frente ao Vitória, e da derrota do Inter por 1-2 em Porto Alegre, frente ao Grêmio. O outro Grêmio, o de Barueri, continua a ser a grande sensação da prova, e desta vez goleou em casa o laterna vermalha, o Naútico do Recife, por quatro bolas a zero. A jornada foi marcada por dois "clássicos", um paulista e outro carioca. O S. Paulo venceu o Santos por duas bolas a uma, enquanto no Rio de Janeiro Flamengo e Botafogo empatavam a duas bolas. Quem continua em crise é o Fluminense, que foi goleado em casa pelo Goias por uns expressivos 4-1. Foi a quarta derrota consecutiva do Flu, que está agora atirado para o penúltimo lugar. também em crise está o Cruzeiro, ex-clube do agora benfiquista Ramires e finalista da Libertadores. Os mineiros perderam em casa com o Corinthians por 1-2, com Ronaldo a marcar mais um golo para os paulistas, e estão agora num incómodo 18º lugar, se bem que com um jogo a menos. O Avaí FC continua uma excelente recuperação e conseguiu a segunda vitória consecutiva fora, ao vencer no Recife o Sport local por três bolas a uma. O Atl. Parananese-Coritiba terminou empatado sem golos. Atl. Mineiro e Palmeiras lideram com 25 pontos, seguidos pelo Inter com 23, Vitória e Grêmio Barueri com 21, Corinthians com 20 e Grêmio de Porto Alegre com 18.

domingo, 19 de julho de 2009

Fim-de-semana com o Molave


Este foi mais um fim-de-semana fantástico para os amantes do Verão em Macau. Estão de parabéns. Foi o quarto fim-de-semana consecutivo com o estado do tempo influenciado por uma tempestade tropical. Deve ser um novo recorde. Enquanto os que já bazaram para Portugal ou outras paragens menos cinzentas e húmidas estão-se nas tintas, os que cá vão ficando lá tiveram outro Sábado e Domingo estragado. Qualquer piquenique, passeio, ida à piscina ou outro plano foram por água abaixo. Pela água do Molave abaixo, que é esse o nome desta tempestade tropical que desta vez passou bem perto. Devia chamar-se "molhave". Em Hong Kong foi içado o sinal 8, em Macau ficámos pelo sinal 3. Pode ser que no próximo Sábado chegue aí o tão desejado sinal 8, já que durante a semana que é bom é pouco provável que aconteça. Continuem a apreciar este magnífico Verão que eu depois de amanhã vou embora. E quando voltar fico a suspirar pelo gélido, seco e às vezes solarengo Inverno de Macau.

Multa não? Porquê?


Durante as minhas leituras de fim-de-semana deparei com um artigo de opinião num jornal local assinado por um senhor muito dono do seu nariz e que a certo ponto diz que "não lembra ao diabo pedir a quem anda a remexer no lixo (...) que pague uma multa de 600 patacas". E pergunto eu: porque não? Quer dizer, já não faltava que existam pessoas que muitas vezes passam ao lado da lei por serem ricos ou importantes, como ainda se devia extender o incumprimento a outros sectores da sociedade? E sim, muitas vezes quem anda a remexer no lixo não tem necessidade de o fazer. Macau é uma cidade pequena onde existem mil e uma instituições de caridade que providenciam pelo menos um prato de sopa, cama e roupa lavada a pessoas que se encontrem numa situação tão desesperada que "precisam" de remexer as latas do lixo, atirando o que não interessa para o passeio, que é público, e acima de tudo poluindo o ambiente. Não interessa o valor da multa, se são 100, 200 ou 600 patacas, mas uma vez multados nessa quantia que, coitadinhos, lhes faz tanta falta, pensavam duas vezes antes de repetir a gracinha. Já sei que esta opinião não é "popular", e que provavelmente os leitores que nunca se imaginaram a remexer numa lata do lixo à procura do próprio sustento vão achar "revoltante", mas a verdade é que não há mesmo necessidade nenhuma. O que acontece na maioria dos casos é que algumas pessoas que tiveram uma vida difícil não se importam de remexer no lixo alheio à procura de algo que lhes interessa e que os outros atiraram fora. Para nós, cidadãos educados e civilizados, arrepia-nos a ideia, o cheiro nauseabundo, a ideia de meter as mãos sabe-se lá em que tipo de porcarias, arriscando-se a ser mordido pelos ratos. Se em alguns casos é a doença do foro psiquiátrico que leva alguns cidadãos a fazer isto - e mesmo nesses casos podem procurar apoio - noutros casos é apenas um passatempo. E quanto a isto da multa, se a lei existe, é para ser cumprida. É engraçado como para umas coisas se apela ao cumprimento rigoroso da lei, e noutros "deixa-se passar", com a justificação de algum tipo de humanismo bacoco. Já agora fazia sentido perdoar os cidadãos que cospem no chão, limpam as fossas nasais no meio da rua sem o mínimo de respeito por quem passa a poucos centímetros, pois afinal é "cultura". Em Singapura a multa por deitar qualquer tipo de lixo para o chão é de 500 dólares SGP - perto de 3000 patacas. E não é que resulta? Enquanto não se impôr o civismo, a bem ou a mal, Macau vai continuar a ser isto.

Você tem estes discos?


Este é o segundo trabalho a solo do ex-vocalista dos Dexys Midnight Runners, banda que teve nos anos 80 um enorme sucesso com a canção "Come on Eileen". Kevin Rowland gravou este disco, "My Beauty", depois de ter ultrapassado problemas sérios com drogas. Para se distrair passou a usar lingerie feminina. Pelo menos é o que aparenta.


Millie Jackson é uma sexagenária, cantora de R&B, que em 1989 surpreendeu o mundo com a capa deste "Back to the S__t!", que foi considerada pelo The Guardian a pior capa de um álbum de todos os tempos.


Se Millie Jackson ganhou, este quase de certeza ficou em segundo lugar. Pooh-Man, ou MC Pooh ("poo" quer dizer "cócó") lançou em 1992 este "Funky as I wanna be". Um favorito dos ginecologistas.


Nos longínquos anos 50 este Ministers Quartet gravou "Let me touch him". Hoje podiam ser presos por pedofilia - e têm todo o ar disso. A propósito, o segundo tema do álbum chama-se "I Need Jesus". Arrepiante.


Este é "Bestiality", de 1996, um álbum dos Handsome Beasts. Ao contrário do que possa imaginar, este é um disco de heavy-metal. Palavras para quê?


Freddie Gage é um cantor e ministro evangélico. Em "All My Friends are Dead" (1970) o senhor lamenta a morte de todos os seus amigos. Devem ter morrido numa festa a que ele faltou.


Alla Pugacheva é uma famosa cantora russa que representou o seu país no Festival da Eurovisão em 1997. Anos antes gravou este "Superman - Every Night and Every Day". Podia ter arranjado um "superman" melhor.


Em 1965 Herb Alpert gravou Whipped Cream and Other Delights , um dos seus álbuns mais conhecidos. No ano seguinte os Frivolous Five homenagearam Alpert com este "Sour Cream and Other Delights". Comparem-se as capas.


O sul-africano Paddy Roberts (1910-1975) gravou em 1963 este "Songs for Gay Dogs". Provavelmente quando "gay" queria dizer outra coisa.


Em 1972 os Christian Crusaders, outro grupo evangélico, gravava este disco "with Al Davis". Um destes "crusados" parece passar mais tempo na cantina do que no campo de batalha.


É caso para dizer que o Francisco engatou o Fernando e foram os dois à praia.


Ray Bourbon fez uma operação de mudança de sexo em 1956, e passou a chamar-se Rae Bourbon. E fez questão que o mundo inteiro soubesse.


Outro confuso com o género e identidade. Ira North, um evangélico e orador (não canta, portanto), explica como seria "If I were a woman".


Os Louvin Brothers, um grupo de country music, gravaram em 1960 este "Satan is real". Ficam avisados.

O impacto de Yao Ming


Yao Ming pode nunca mais voltar a jogar basquetebol ao mais alto nível. O jogador de 2,30 metros que fez história ao tornar-se o primeiro jogador chinês a jogar na NBA, tem falhado muitos jogos da sua equipa nos últimos quatro anos, devido a suessivas lesões. Yao Ming vai agora submeter-se a uma operação muito delicada a uma fractura no pé, e é possível que nunca venha a recuperar a 100%. O problema é a própria estatura do jogador. Os seus ossos inferiores não estão preparados para o constante impacto a que a sua altura e peso (141 kg) os sujeitam num desporto onde o principal...é saltar. Uma coisa é certa: Yao Ming vai falhar a temporada de 2009/2010, para desgosto dos fãs dos Houston Rockets, equipa por onde Yao alinha, e especialmente para os fãs chineses, já que o jogador é a principal estrela da equipa que normalmente participa em campeonatos do mundo e jogos olímpicos.

Michael Jackson não derrete


A escultura de manteiga de Michael Jackson não vai fazer parte da exposição que se realiza anualmente em Des Moines, no Iowa. O rei da pop ia ser homenageado em forma de estátua feita inteiramente de manteiga, mas a ideia não foi bem recebida entre alguns dos responsáveis e pelo público em geral. Isto porque alguns detalhes da vida privada do cantor não agradam aos conservadores norte-americanos daquele estado que é considerado "a capital mundial da comida". Em causa estão as acusações de abuso de menores em que Michael Jackson esteve envovlido. Os mais persistentes ainda fizeram uma consulta online em que votaram 100 mil pessoas, 97% do Iowa, mas o "não" venceu com 65%. A feira realiza-se desde 1911, e dela fazem parte figuras como John Wayne, Tiger Woods, Elvis Presley, Harry Potter e ainda uma réplica em manteiga do quadro da útima ceia de Leonardo da Vinci. Este ano a feira é dedicada ao 40º aniversário da viagem à Lua.

Pinguim gay perde companheiro


Dois pinguins gay do zoo de São Francisco separaram-se depois de um deles se ter apaixonado por um fêmea. Harry e Pepper vivam juntos há seis anos, e eram os mais famosos pinguins gay do mundo (?!). O zoo até lhes deu um ovo, que chocaram, e tomaram conta da cria como um casal normal. Só que a nova época de acasalamento mudou tudo. Harry apaixonou-se por Linda, e mudou para o outro lado da cerca - nos dois sentidos - deixando Pepper sozinho...e triste. Pepper ainda tentou reconquistar o namorado mas recebeu hostilidade do novo casal, que já produziu dois ovos! São muito como as pessoas, estes pinguins.

Emplastro russo


Parece que os russos também têm a sua versão do emplastro. Reparem no homenzinho que aparece atrás do senhor que está a ser entrevistado. E viva o vodka!

Cabo Verde vence Lusofonia


Original Video- More videos at TinyPic
A selecção de Cabo Verde venceu a medalha de ouro no torneio de futebol dos Jogos da Lusofonia. Os caboverdianos bateram Moçambique por 2-0, e terminaram com 10 pontos, mais um que Portugal e mais três que Angola. A selecção portuguesa precisava de vencer Angola e esperar que Cabo Verde não vencesse os moçambicanos, mas enquanto o primeiro objectivo era cumprido com uma goleada de 4-1, os caboverdianos mostraram que eram bastante superiores a Moçambique e venceram com relativa facilidade. Veja os golos de Cabo Verde.

Porto goleia Monaco

Link: Porto 3-0 Monaco


Correu bem a apresentação do FC Porto aos seus sócios. Os dragões venceram o Monaco por 3-0, numa reedição da final da Liga dos Campões de 2004, até no resultado. O Porto chegou ao intervalo a vencer poe 2-0, com golos de Haruna na própria baliza e Mariano Gonzalez. O colombiano Guerin fez o resultado final aos 68 minutos.

Benfica conquista Guadiana

Link: Benfica 2-1 Olhanense


O Benfica conquistou o Torneio do Guadiana ao vencer na final o Olhanense por duas bolas a uma. Os algarvios, recém-promovidos à Liga Sagres e orientados pela antiga glória do FC Porto, Jorge Costa, adiantaram-se no marcador aos 62 minutos por Ukra, na transformação de uma grande penalidade. O Benfica reagiu logo e empataria dois minutos depois por Cardozo. O golo da vitória foi marcado três minutos além dos 90 pelo jovem central Miguel Vítor.

Sporting desilude na apresentação


Original Video- More videos at TinyPic
O Sporting apresentou-se ontem aos seus sócios com uma derrota por 1-2 frente ao Feyenoord, dos Países Baixos. Os leões venciam ao intervalo com golo de Hélder Postiga, mas os holandeses deram a cambalhota no marcador na segunda parte, com golos de Guzman e Makaay. Um mau teste para o jogo com o Twente a contar para a primeira eliminatória da Liga dos Campeões, mas refira-se a título de curiosidade que os vice-campeões holandeses perderam também no amigável que realizaram ontem em Swansea, por três bolas a uma.

sábado, 18 de julho de 2009

Leituras


- No Hoje Macau, Gilberto Lopes faz a habitual Olhadela aos acontecimentos da semana passada: O pensamento político de Chui Sai On.

- Também no Hoje, Nuno Lino traz a sua habitual coluna de psicologia, esta semana dedicada à Psicossomática.

- Ainda no Hoje, Hélder Fernando fala da visita de Obama a África e dos Jogos da Lusofonia, em África e a importância dos Jogos.

- No JTM saiba tudo sobre a reunião de Chui Sai On com alguns elementos da comunidade portuguesa em Macau (não foi com a comunidade portuguesa porque eu a esmagadora maioria no esteve lá, e não me sinto representado por estes senhores, bem como muita gente) em De "mãos dadas" com a comunidade portuguesa. Leia ainda o editorial de José Rocha Dinis a esse respeito.

- Nuno Lima Bastos continua uma série de artigos muito interessantes sobre a governação e o pós-governação do Gen. Rocha Vieira em Antologia da Transparência (V).

- N'O Clarim leia uma projecção sobre as caras que vão constituir o próximo executivo, em Continuidade e inovação, um trabalho de José Miguel Encarnação.

- No Ponto Final leia uma entrevista de Ricardo Pinto a Steven Vickers, director da FTI-International, empresa líder na avaliação de riscos (?!), em Risco de terrorismo em Macau é “médio ou baixo”.

Bom fim-de-semana!

Crocs à beira do abismo


Uma excelente notícia! Os crocs sairam de moda, e a companhia está a ir à falência. Os crocs são, como se sabe, aqueles adereços ridículos que algumas pessoas usam nos pés, especialmente os homens (as mulheres têm um melhor sentido de estilo, claro). A Crocs, que produz as socas originais, perdeu só no ano passado 185 milhões de dólares, e terminou 2 mil empregos. Este ano foram colocados nas prateleiras e substituídos pelos chinelos de dedo, ou sabrinas, igualmente atrozes. Os crocs apareceram em 2002, e o facto de serem confortáveis (dizem que são, nunca usei) e baratos (200 e tal patacas) fizeram com que fossem um sucesso nos últimos anos, especialmente no Verão. Até George W. Bush, o presidente norte-americano mais idiota de todos os tempos foi visto a usar crocs. Em Macau vemos homens, muitas vezes já com idade para ter juízo, a usar calções e crocs na rua, exibindo os presuntos calejados e a parte baixa dos presuntos cheias de pelos e manchas. Mesmo com a falência da Crocs, certamente que não faltarão as habituais falsificações, mas fica aqui o repto: é feio, está fora de moda, não usem. Obrigado.

Só no Japão!


Para a menina prática que não tem tempo de carregar o telemóvel em casa (ou não tem casa...) eis o soutien electrónico. E serve também para carregar baterias de máquinas fotográficas e iPod. Desconhece-se se tem outras aplicações.


Sabia que a água engorda? Eu também não. Eis a Diet Water, apenas com metade das calorias (?) da água normal.


Aí está uma praia mesmo no meio da cidade. E coberta, ainda por cima! Ideal para este tempo em que não sa sabe bem quando chove. Pelo menos o fim-de-semana não fica estragado.


Para quê soprar, quando agora pode aplicar esta pequena ventoinha nos pauzinhos, e assim disfrutar melhor do seu min?


Acabaram os dias de bater com a cabeça no vidro quando anda no metro. Contudo, não é muito prático andar com um capacete e uma ventosa o dia todo...


Os produtores de leite de Hokkaido tiveram um excedente de produção, daí esta...cerveja com leite, ou "Bilk". A cerveja é à base de fruta, então combina bem com o leite.


Leite materno. Em pacote (prefiro o original).


Seja a atracção de qualquer festa com esta bóia de cabeça de ganso. Ajuda se estiver muito bêbado.



Agora pode apanhar ar fresco sem sair de casa, graças a este interessante aplicador. Uma invenção com futuro, num futuro sem espaços verdes.

Volta à China


PEQUIM - Um homem caiu na linha de metro da capital chinesa na manhã de ontem na altura que passava um comboio, tendo morte imediata. O homem, na casa dos 20 anos, saltou às 8:25 da manhã na estação de Nanlishi Jia, afectando todas as ligações da linha 1 em hora de ponta durante cerca de 30 minutos.

HEILONGJIANG - Um homem de Daqing foi preso uma semana por ter publicado insultos contra o seu patrão na internet. O empregador decobriu as postagens e denuniou o homem à polícia. O homem pediu desculpa, mas o empregador não aceitou.

JILIN - Uma estudante de 19 anos desapareceu na segunda-feira enquanto fazia uma pesquisa científica no monte Changbai. A jovem era um dos 158 participantes do projecto. Mais de 300 pessoas, incluíndo a polícia, estão agora à sua procura.

JILIN - Um oficial do distrito de Nongan foi atacado por dois homens a caminho do trabalho na última quarta-feira, resultando em cortes na face e no resto do corpo. O oficial diz que não conhece os homens que o atacaram. As autoridades estão agora a investigar enquanto o oficial permanece internado no hospital.

HUBEI - Um homem de 75 anos morreu depois de ter levado um coice de uma avestruz no zoo de Wuhan. O homem saltou a vedação para ir buscar uma garrfa de água que deixou cair (?!) e foi atacado pela ave de grande porte. O zoo diz que o homem "invadiu o território da avestruz".

JIANGSU - Um automobilista que matou cinco pessoas e feriu outras quatro o mês passado foi detido na última quarta-feira em Nanjing. O homem de 43 bateu em nove pessoas e seis viaturas na noite do último dia 30, quando regressava de uma jantarada com os amigos. O seu nível de alcool no sangue era muito superior ao permitido por lei.

ANHUI - Um advogado de Suqian anunciou na internet uma recompensa de 1000 yuan a quem der informações que levem à detenção de uma ladra que assaltou o seu escritório. O advogado publicou uma fotografia da ladra, que alegadamente roubou 12 mil yuan do seu escritório. O causídico diz que obteve a imagem da ladra através da câmara de vigilância do edifício onde fica situado o escritório.

SICHUAN - Um fiscal das finanças de Baihua vai a julgamento pela violação de uma adolescente em Maio último. Lu Yumin teve relações com a jovem de 13 anos, foi apanhado e pagou 600 mil yuan à polícia para o deixarem escapar. O caso foi divulgado na internet no dia 7 de Maio.

GUANGDONG - Um homem inocente foi preso duas vezes nos últimos cinco anos porque tem o mesmo nome próprio de um suspeito procurado pelas autoridades. O homem chama-se Liu Zhongqiang, enquanto o suspeito se chama Xie Zhongqiang. O sr. Liu foi preso pela primeira vez em 2004, tendo depois recebido 3 mil yuan de compensação, e voltou a ser preso na quarta-feira. Foi libertado poucas horas depois com um pedido de desculpas da polícia.

SHAANXI - Um crematório em Pucheng queimou o corpo errado durante o funeral de um oficial de justiça. O oficial morreu num acidente de automóvel no início do mês, e mais de mil colegas, amigos e familiares atenderam ao funeral. Contudo, dois dias mais tarde a agência funerária informou a família que tinham queimado o corpo errado, e que o corpo do oficial ainda se encontrava no frigorífico. A agência pagou 50 mil yuan de compensação às famílias dos cadáveres trocados.

Tallan Latz on lead guitar


Este miúdo tem 9 anos, está no 3º ano, e toca guitarra como ninguém. O seu nome é Tallan Noble Latz, e foi a grande sensação do concurso America's Got Talent da última terça-feira. Latz toca guitarra como um "profissional" desde 7 anos, acompanhando várias bandas do estado do Winsconsin, onde reside. Os restantes elementos tratam-no carinhosamente por "T-Man". Só que o jovem tem tido alguns problemas a tocar em bares, pois como se sabe a lei não permite que menores de 21 anos frequentem locais onde se consomem bebidas alcoolicas. Fica aqui um pequeno exemplo do que o miúdo é capaz.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Os blogues dos outros


Pequim encheu-se de cafés com wireless. Não passa já na cabeça de ninguém abrir um negócio de um café sem wireless. São centenas de locais hoje que vendem cafés expresso e bolos de chocolate apoiados na vantagem de ter rede livre para todos. Às vezes penso em Lisboa e na dificuldade que é encontrar um café assim. O fenómeno nas grandes cidades chinesas tem uma dimensão tal que os cafés se tornaram redacções e bibliotecas. Nas mesas em volta cada um olha para o seu écrãn concentrado num trabalho que vai das notícias aos livros. Vim tomar o café da tarde no Bookworm, um café de livros onde dizem "escrevem-se livros nestas mesas". Claro que a temática tem sido muito a mesma nos últimos anos - a mudança da China e coisas que tal. Estamos à espera do dia que apareça o livro "A importância de ser um café de Pequim".

Maria João Belchior, China em Reportagem

Dizem as estatísticas que o noticiário sobre as actividades da família real tailandesa bate todos os recordes de audiência, conseguindo 30% de ranking diário, ou seja, seja de 20 milhões de telespectadores. Emitido à mesma hora pela totalidade dos canais de televisão, dá conta ao país das cerimónias de Estado, recepções, inaugurações, visitas ao estrangeiro e iniciativas caritativas em que o Chefe de Estado, a rainha e os príncipes reais tomam parte. Hoje, foi a vez da Princesa Chao Fa Chulabhorn Walailak, terceira na linha sucessória e reputada bioquímica envolvida na investigação e combate ao cancro. A visita de trabalho que actualmente desenvolve em Espanha e Portugal tem sido motivo de algum interesse por parte de amigos que vou encontrando. Aqui fica, pois, o curioso apontamento retirado em directo da pantalha.

Miguel Castelo-Branco, Combustões

Em jeito de aquecimento para mais uma paródia no Chão da Lagoa, o cacique da Madeira saiu-se com mais uma parvoíce - esperteza deve pensar ele - acintosa. Vai apresentar no Parlamento regional uma proposta de revisão da Constituição com o objectivo de proibir o comunismo em Portugal. Nessa proposta está escrito que «a democracia não deve tolerar comportamentos e ideologias autoritárias e totalitárias, nem de direita, nem de esquerda». O habitual, lança estas bojardas com o intuito de conseguir algo menos dramático mas que se enquadre nos interesses dele e da sua trupe.

Pseudo-Livreiro, A Leste da Solum

Todos os anos Alberto João Jardim prepara um "número" para promover e animar a festa do chão da lagoa. Uma vez com os homossexuais, outras vezes com a ministra da educação outras ainda com a independência da Madeira. É bom número para garantir cobertura nacional ao evento. Na comunicação isso chama-se pre-marketing. E por isso nunca deve ser levado muito a sério. Por favor transmitam isto ao Dr. Aguiar Branco. Homem, certamente, de imensos talentos. Nenhum deles é a política.

Rodrigo Moita de Deus, 31 da Armada

É quase anedótico que um político nascido no regaço fascista defenda ou insinue a proibição de partidos que advoguem o comunismo ou, como contrapartida, se autorize a legalização de partidos fascistas. Alberto João é ignorante em história, esquece que a Constituição da República é a de um país que foi forçado a viver sob uma ditadura fascista durante quase meio século. Só que em Portugal os disparates não pagam imposto, se um político alemão defendesse a liberdade de legalização de partidos nazis a esta hora já estaria demitido e banido da vida pública. Por cá Alberto diz este absurdo e o PSD faz de conta que não ouviu. Mas pensar que Alberto cometeu um erro é esquecer que o conhecido dirigente do PSD não faz ponto sem nó, é evidente que fê-lo visando objectivos políticos e os únicos beneficiados são o PSD e o próprio PCP que pode agora assumir o estatuto de perseguido pela direita, um excelente argumento para combater o BE, um partido que é mais incómodo para o Alberto do que os comunistas oficiais.

Jumento, O Jumento

Já não se aguenta a existência da criatura Alberto João Jardim paga por todos os portugueses. Esta criatura deve ser banida por decisão do Presidente da República de ocupar qualquer cargo da administração portuguesa. Num momento em que a criatura Jardim se digna ofender todos os portugueses com as suas teorias ditaturiais, caso o senhor não abandone o cargo que ocupa de chefe do governo da Madeira, exige-se que Portugal se torne independente. Que declare a sua independência... da Madeira. O povo madeirense merecia melhor sorte, mas como pretende continuar a escolher um indivíduo que não cumpre as regras mínimas da democracia, é chegado o momento de Portugal deixar a Madeira à sorte do seu ditador. Estranha-se que Manuela Ferreira Leite vá participar em mais uma fantochada promovida pela criatura Jardim. Estranha-se e repudia-se.

João Severino, Pau Para Toda a Obra

Admirados com um ministro a fazer corninhos no Parlamento? É talvez a encarnação da Besta, o Sebastião que todos aguardamos, sentados, e abúlicos, à espera que o milagre aconteça. No fundo, os portugueses gostam da Besta e vivem com ela no coração. Por isso olham com nostalgia para o Estado Novo e lamentam o que perderam com a democracia. Os portugueses gostam de “sol na eira e chuva no nabal”, mas isso não é possível, porque a Besta não faz milagres…. Volto a pegar nos jornais. Leio agora que um jardim qualquer quer a Constituição a proibir o comunismo. Desde quando é que os jardins falam? São certamente jardins de papoilas... mas é preciso ter cuidado com os alucinogéneos, por causa dos contágios. Ou será que este país é mesmo um conto de fadas?

Carlos Barbosa de Oliveira, Delito de Opinião

Alberto João Jardim ateou fogo ao debate político quando sugeriu extinguir o comunismo na próxima revisão constitucional. Jardim erra porque as ideologias não se extinguem por decreto, nem se proíbem no papel. As ideologias morrem, e desaparecem naturalmente, quando caem em descrédito. Que o comunismo é igual ao fascismo e ao nazismo, que é igual ser da extrema-esquerda ou da extrema-direita devia ser óbvio e aceite por todos. Os factos provam à exaustão como as ideologias totalitárias do século XX têm as mesmas fontes, os mesmos vícios e partilham dos mesmos pecados. Infelizmente, há ainda muitos políticos e ditos líderes de opinião que se deixaram em tempo seduzir pelas ilusões dos amanhãs que cantam e que sentem, talvez por vergonha, dificuldades em acertar contas com o seu passado político. Depois da queda do Muro de Berlim, Vaclav Havel dizia com orgulho nunca ter sido comunista. Admiremos, pois, homens assim. Sem passados ideologicamente tenebrosos.

André Abrantes do Amaral, O Insurgente

Depois do disparate, mais valia ficar calado por umas horas. Mas o homem não consegue, está-lhe na massa do sangue falar pelos cotovelos. Alberto João Jardim veio agora esclarecer aquilo que pretendia com a tal proposta absurda de proibição do comunismo por decreto. Diz que realmente «o ideal seria a Constituição Portuguesa não proibir ideologias», tendo defendido aquilo que defendeu apenas para evitar situações de privilégio. Ora, se o exercício inicial, comparando as duas grandes experiências totalitárias do século passado, ainda se entendia, se bem que em termos menos grosseiros e ignaros do que os propostos, já o mesmo se não aplica ao fascismo e ao comunismo enquanto «ideologias». Se, no plano dos princípios, o primeiro é essencialmente elitista e agressivo, o segundo é – nos fundamentos, não na lógica grotesca dos regimes e dos partidos que perverteram a sua raiz utópica – estruturalmente igualitário e fraterno. Uma banalidade de base da qual alguns comentadores certificados se esquecem. Da qual o político ilhéu não se apercebe. Mas que faz toda a diferença.

Rui Bebiano, A Terceira Noite

«Proposta de proibir comunismo na Constituição»
Pode-se não concordar, mas é coerente.
Espera-se que os que atacam ideia tão "ridícula" venham então a defender a liberdade de formação de partidos de carácter fascista, nacionalista ou apoiantes de qualquer outra ideologia proscrita na constituição.


Tarzan, Fiel Inimigo

António Costa não foi fadado para ser autarca. Falta-lhe jeito, vocação. É muito mais um homem de Governo central, como ficou provado quando foi ministro (sobretudo da Justiça). A sua passagem por Lisboa não deixa memória – nem boa nem má.
Aflito perante um Santana sempre reinventado, Costa alia-se com o ‘Zé’, cede tudo perante Roseta e repete os erros crassos de João Soares: repisa a táctica de tentar sujar Santana e permite que um conjunto de figurinhas auto-rotuladas de ‘intelligentsia’ lisboeta digam, em público, que todos os que julgam ser como eles, os ‘inteligentes’,o apoiam. Estes 120 intelectuais encasquetados, na sua maioria esperançosos candidatos a subsídios, correm o risco de se converterem no melhor impulso para a vitória de… Santana Lopes.


Carlos Abreu Amorim, Blasfémias

Um bispo britânico aconselhou as igrejas a deixarem de pôr água benta nas pias baptismais por causa da gripe A.
Nota: bastavam os motivos higiénicos.


Carlos Esperança, Diário Ateísta

Será que os deputados no verão sofrem de falta de AR?

João Moreira de Sá, Arcebispo de Cantuária

Sem extremos é que é bom


Alberto João Jardim está novamente no centro de uma polémica. O presidente do Governo Regional da Madeira quer quer rever a Constituição e proibir o comunismo em Portugal. O Presidente do Governo Regional da Madeira vai avançar na próxima semana, no Parlamento Regional, com a proposta de revisão onde se pode ler que a "democracia não deve tolerar comportamentos e ideologias totalitárias e autoritárias" dando dois exemplos: o fascismo e o comunismo. E tem toda a razão. Tem razão quando diz que dez milhões de portugueses não têm uma palavra a dizer quanto a alterações na constituição, enquanto esta pode ser alterada por meia dúzia de iluminados. Isto adultera a democracia. E tem razão quanto a todo o resto. Só que ao que parece a ênfase da notícia foi no "comunismo". É claro que a constituição devia proibir todos os regimes totalitários. Se isto inclui o PCP não sei, pois na verdade os comunistas portugueses não têm nem tiveram (tirando um curto período em 1975 que serviu de lição da História) oportunidade para implementar no país políticas verdadeiramente socialistas. Como disse o próprio Alberto João, o PCP aceita a democracia parlamentar, portanto a carapuça não lhes devia servir. A constituição devia proibir, por exemplo, o PNR (Partido Nacional Renovador), que defende uma ideologia de extrema-direita, portanto fascista. É curioso que o PCP já se tenha manifestado mas o PNR não, e que há quem aplauda a proposta de Alberto João como se isso não tivesse nada a ver directamente com eles. Sem extrema-esquerda e sem extrema-direita, enfim, sem extremos. É assim que devia ser.

Uma mãe muito má


Uma mulher haredi (uma seita ultra-ortodoxa da religião judaica) foi detida em Israel por negligência ao deixar o seu filho de três anos passar fome. A criança pesava apenas 7 quilos (?!) e foi internada em estado bastante grave e alimentado por uma sonda. A mulher chegou a ir ao hospital tentar retirar a sonda que alimentava o filho. Os médicos suspeitam que a mulher - que está grávida e tem mais filhos - sofre do Sídrome de Munchausen, uma condição psiquiátrica em que o doente causa dor ou sofrimento em outros como forma de chamar a atenção. Vários haredis protestaram nas ruas de Jerusalém pela detenção da mulher, exigindo a sua libertação, queimando latas de lixo e outros objectos. O tribunal de Jerusalem diz ter provas em vídeo dos crimes de que a mulher é acusada. A arguida recusa-se a cooperar com as autoridades.

Portugueses conhecem adversários


O Sporting já conhece o seu adversário na primeira eliminatória da Liga dos Campeões para segundos classificados. Os leões vão defrontar os vice-campeões holandeses, o Twente, com o primeiro jogo em Alvalade dia 28 ou 29 de Julho, jogando uma semana depois na Holanda. Caso os leões eliminem os holandeses, podem encontrar o Arsenal, Atlético de Madrid ou Fiorentina na eliminatória seguinte. O P. Ferreira e o Sp. Braga também já conhecem os seus adversários na Liga Europa. Caso os pacenses eliminem o Zimbru Chisinau (empataram ontem a zero na Moldávia) jogam com o vencedor da eliminatória entre o Bnei Yehuda de Israel e o Dinaburg da Letónia (os israelitas golearam os letões 4-0 no jogo da primeira mão), enquanto o Braga espera o desfecho da eliminatória entre o Elfsborg da Suécia e o Haladas da Hungria (na primeira mão os suecos venceram por 3-0).

China boicota Jogos Mundiais


A delegação chinesa, de 100 atletas, boicotou esta quinta-feira a cerimónia de abertura dos Jogos Mundiais de Taiwan, sublinhando a histórica quebra de relações entre Pequim e Taipé.

O boicote advém do facto de a China considerar Taiwan como fazendo parte do seu território e, por isso, não reconhecer a legitimidade das suas autoridades.

Os chineses não disseram as razões do boicote mas este deverá estar relacionado com a presença na cerimónia do presidente da ilha, Ma Ying-jeou, para declarar os jogos abertos, que englobam 21 desportos não olímpicos, como sumo ou raguêbi.

Mais de 3000 atletas de 105 países desfilaram na abertura, sendo que do lado dos chineses, ausentes, apenas um funcionário do país organizador apareceu a transportar uma tabuleta que dizia "China".

In Record

O gnomo nazi


Procuradores alemães em Nuremberga estão a investigar se um gnomo dourado, autoria do artista alemão Ottmar Hörl, viola as rígidas leis do país no que toca a manifestações nazis. O gnomo é dourado, tem 35 centímetros de altura e esteve em exibição na Bélgica e na Itália. É um dos 700 de uma colecção de Hörl, um artista plástico polémico muitas vezes conhecido pela sua extravagância. Segundo um porta-voz do tribunal de Nuremberga, Wolfgang Traeg, diz que a intenção é que conta: "Não é um crime se o artista estava a ser crítico dos nazis", disse. Hörl diz-se "chocado" pela polémica, afirmando que "não esperava tanto barulho" por causa do gnomo. "Se eu tivesse feito estas estátuas em 1942, insinuando que os nazis eram gnomos, seria executado", disse Hörl. O crime de fazer a saudação romana, adoptada pelos nazis, ou usar símbolos do Partido Nazi é punido na Alemanha com pena de prisão até três anos.

Saviola é reforço

Link: Benfica 2-1 A.Bilbao


O Benfica venceu os bascos do Athletic Bilbao por 2-1 em jogo a contar para o Torneio do Guadiana, um dos mais importantes torneios da pré-temporada do futebol português. Os bascos adiantaram-se no marcador na primeira parte, mas o novo reforço dos encarnados, o argentino Javier Saviola, marcou dois golos no tempo complementar e deu a vitória ao Benfica.